Vinicius Júnior é alvo de insultos mais uma vez na Espanha

Vinicius Júnior campeão da Champions League
Vinicius Júnior campeão da Champions League (Foto: Reprodução / FIFA)

Vinicius Júnior é alvo de insultos mais uma vez na Espanha

Ninguém mais duvida do fato de que Vinicius Júnior é um dos principais (não o principal) jogador do Real Madrid nas últimas temporadas, com a torcida Merengue, o brasileiro já é muito querido, no cenário brasileiro, igualmente. O grande problema é com os rivais, as provocações são sempre bem-vindas, gera um clima de rivalidade para os confrontos, mas o cenário que Vini está passando no futebol espanhol é algo absurdo.

Não uma, nem duas e nem três vezes, Vinicius Júnior já foi alvo de insultos racistas em vários jogos de La Liga em 22/23. Até o momento, as torcidas de Atlético de Madrid, Mallorca, Real Sociedad e Osasuna fizeram cânticos racistas para o brasileiro ao receberem o Real Madrid em seus estádios. No último jogo, o clássico entre Barcelona e Real Madrid, a torcida Catalã não fez ofensas racistas, mas fez algo tão horrível quanto.

Durante o ‘El clássico’ no Camp Nou do último domingo (19), a torcida do Barcelona cantou: “Vinícius muérete” ou “morra, Vinícius“, em tradução para o português. Após o jogo (que terminou em 2×1 para os donos da casa), nem as diretorias de Real e Barça ou a Federação Espanhola se pronunciaram sobre o caso.

Perseguido

De acordo com uma matéria do ‘GE’, das 13 denúncias apresentadas à La Liga nos últimos anos, nove delas são relacionadas ao brasileiro Vini Júnior. Em um dos casos mais graves, a torcida do Atlético de Madrid, na véspera de um confronto com o Real, colocou um boneco com a camisa do Real Madrid (e o nome de Vini) em uma ponto, simulando um enforcamento do brasileiro.

E não são apenas os torcedores de times rivais que já se mostraram contra o brasileiro. No fim de 2022, o programa esportivo ‘El Chiringuito’, um dos mais populares da TV espanhola, um dos comentaristas foi racista ao falar sobre o modo como Vinicius Júnior joga.

“Aqui o que você tem que fazer é respeitar os companheiros de profissão e deixar de fazer o macaquice”. – Disse Pedro Bravo,  presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores.

Uma possível solução

Apesar dos inúmeros casos de preconceito contra o brasileiro, nenhuma das equipes até o momento sofreram grandes consequências pelas atitudes. La Liga, inclusive, criou uma comissão para combater os insultos racistas sofridos por Vini. O mandatário da entidade, Javier Tebas comentou como o vai funcionar o organismo:

“A La Liga não pode ter um jogador que vá em todos os campos e seja insultado. E são insultos graves. Temos que dar uma solução. O problema nós temos, precisamos da solução”.