5 curiosidades sobre Real Madrid x Barcelona

Messi e Cristiano Ronaldo são grandes nomes do clássico
Messi e Cristiano Ronaldo são grandes nomes do clássico (Foto: Reprodução)

Na última quinta-feira (02), aconteceu mais um embate entre Real Madrid e Barcelona, um dos maiores clássicos do futebol mundial. Dentro de campo, a rivalidade entre as duas equipes sempre deixa os jogadores com os nervos a flor da pele que acaba transbordando para os torcedores. Confira agora algumas curiosidades sobre “El Clássico”:

5 – Artilheiros

Durante muitos anos na década passada, o confronto entre Real Madrid e Barcelona ficou marcado por algo a mais além da histórica rivalidade entre as duas equipes. Por alguns anos, o clássico era a oportunidade de ver Cristiano Ronaldo enfrentando Lionel Messi. Existe uma geração de jovens apaixonados por futebol que cresceram vendo os dois jogadores arrebentando por seus clubes. Na hora de um Real Madrid e Barcelona era o momento de parar tudo para ver os gênios.

E por falar em genialidade, os dois aparecem entre os maiores artilheiros da história do confronto. Pelo Barcelona, Lionel Messi marcou 26 gols no Real Madrid e é o artilheiro do time no confronto. Já do lado Merengue, Cristiano Ronaldo divide o posto de maior artilheiro do clássico com Di Stefano, ambos marcaram 18 vezes.

4 – A maior goleada

O maior passeio entre os dois times aconteceu na década de 40. Pela Copa do Rei da temporada de 1942/1943, o Real Madrid aplicou um sonoro 11×1 no Barcelona. O clima para essa partida em específico foi tão grande, que o placar extremamente elástico foi um dos responsáveis por criar a rivalidade tão forte que conhecemos hoje.

3 – Ronaldinho Gaúcho em noite histórica

No dia 19 de Novembro de 2005, Real Madrid e Barcelona se enfrentaram em pleno Santiago Bernabéu (casa do Real Madrid), mas as coisas não foram muito boas para os donos da casa. Do lado do Real Madrid, o time contava com nomes extremamente pesados no Mundo do futebol como Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Sergio Ramos e David Beckham. Mas do lado do Barcelona, Ronaldinho Gaúcho estava em campo.

Alguns anos depois, Iniesta, que também é ídolo do Barcelona, contou sobre o que Ronaldinho fez com todo o elenco do time catalão antes do jogo:

“Alguns dias antes do clássico contra o Real Madrid, Ronaldinho me ligou em casa, a noite. Eu atendi e ele me disse: ‘Andrés (Iniesta), sei que são 3 da manhã, mas preciso te confessar uma coisa. Em junho, eu deixarei o Barça. Meu irmão fez um acordo com o Real Madrid e é uma negociação de muito dinheiro. Eu não posso recusar. Eu sou novo, sei que você vai me entender… Mas por favor, não conte a ninguém do vestiário ou da diretoria. Não me traia. Eu confio em você, mais do que em ninguém. Boa noite, Andrés.

No dia do clássico, no vestiário do Santiago Bernabéu, Ronaldinho nos disse: ‘Gente, hoje é um jogo muito importante, eles são fortes, mas nestes últimos dias eu descobri que somos como uma família. Eu liguei para cada um de vocês durante a noite e disse que estava deixando o clube em junho, e nenhum de vocês contou isso a alguém. Foi depois disso que eu percebi que nós estávamos prontos e que preferimos sofrer em silêncio do que trair uns aos outros. Eu ficarei aqui por um bom tempo. Agora vamos entrar neste campo e dar uma lição a estes jogadores de Madri‘”

Neste jogo, o brasileiro marcou dois belos gols na vitória do Barça por 3×0. Mesmo atuando no maior rival, o desempenho de Ronaldinho foi aplaudido pela torcida do Real Madrid em um jogo que entrou para a história.

2 – Histórico no século XXI

Contando apenas partidas neste século, Real Madrid e Barcelona já se enfrentaram por 63 oportunidades e o retrospecto mostra um tremendo equilíbrio: 23 vitórias do Real Madrid e 24 vitórias do Barcelona, além de 16 empates.

O grande destaque do “El Clássico” é sobre o número de gols. Em 63 jogos (considerando somente temporadas iniciadas já neste século), apenas duas partidas terminaram empatadas em 0x0, uma em 2002 e outra em 2019. No total, são 92 gols marcados pelo Real e 109 gols do Barça, a média é de 3,1 gols por jogo no confronto.

1 – Contratações

O nosso querido “El Clássico” não é famoso apenas pelos jogos de futebol, a rivalidade entre Barcelona e Real Madrid vai além das quatro linhas em vários fatores, um deles, é o olhar ao mercado do futebol brasileiro.

Por serem duas das maiores potências do futebol internacional, as duas equipes estão quase sempre na briga para contratar grandes nomes do futebol. Neymar é um bom exemplo. Ainda na época de Santos, o atacante chegou a conversar com os dirigentes do Real Madrid, mas a vontade de jogar no Barcelona com Lionel Messi pesou na hora da escolha.

Magoado com a perda de Neymar, o Real Madrid intensificou a atenção para possíveis futuros jogadores revelados no Brasil… e assim surgiu a contratação de Vinicius Júnior, que assinou com o Real antes de completar 18 anos.

Um exemplo mais recente envolvendo brasileiros, é sobre duas das maiores promessas da atualidade. No fim do ano passado, o Real Madrid fechou a contratação de Endrick, a joia do Palmeiras assinou com o time da capital espanhola por 72 milhões de euros (R$ 408,6 milhões).

O Barcelona também tinha interesse no jogador do Palmeiras, mas como perdeu a corrida, os olhos agora estão voltados ao Vitor Roque. Mesmo ainda sem ter fechado qualquer tipo de vínculo, jornais na Espanha já apontam Roque como um reforço “melhor do que Endrick”