Tragédia: Queda de avião de pesca esportiva deixa 14 mortos

tragédia-queda-de-aviao-de-pesca-esportiva-deixa-14-mortos
Tragédia: Queda de avião de pesca esportiva deixa 14 mortos. (Foto: reprodução/internet)

No interior do Amazonas, em Barcelos, um avião de pequeno porte da empresa ManausAerotáxi, com o prefixo PT-SOG e fabricado em 1991, caiu na tarde deste sábado, dia 16 de setembro

Resultando em acidente e trágica perda de 14 vidas, de acordo com informações fornecidas pelo Governo do Amazonas.

As vítimas, todas do sexo masculino, consistiam em 12 passageiros e 2 tripulantes.

O propósito da viagem era a pesca esportiva no Rio Negro, sendo que todos os passageiros eram turistas brasileiros.

O avião, um Embraer EMB-110 “Bandeirante“, tinha capacidade para acomodar até 18 passageiros e havia decolado de Manaus com destino a Barcelos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) confirmou que a situação da aeronave estava em conformidade com os regulamentos antes do acidente.

Motivo da queda ainda não confirmado

As circunstâncias exatas que levaram à queda ainda não foram determinadas

Mas as condições climáticas adversas na região, caracterizadas por fortes chuvas no momento do acidente, são consideradas um possível fator contribuinte.

Vale ressaltar que duas outras aeronaves planejadas para pousar em Barcelos antes do voo acidentado optaram por cancelar o pouso por questões de segurança.

O Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, observou que, embora ainda não haja informações conclusivas sobre o ocorrido, relatos de residentes sugerem que a aeronave pousou, porém, não conseguiu parar a tempo devido à insuficiência de pista.

A aeronave chegou a aterrissar, mas não teve pista suficiente para frear“, disse ele.

Os corpos das vítimas foram transportados para um ginásio na cidade e estão devidamente acondicionados, aguardando posterior realização de perícia no Instituto Médico Legal (IML) de Manaus.

Investigação do acidente

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) será enviado a Barcelos para conduzir a investigação das causas do acidente.

Além disso, é importante destacar que, em 2009, ocorreu outro acidente envolvendo a mesma empresa, Manaus Aerotáxi, na Amazônia, resultando em 24 vítimas fatais e 4 sobreviventes.

Barcelos é amplamente reconhecida por suas atrações de ecoturismo e se destaca como um dos principais destinos de pesca esportiva no Brasil.

Atualmente, a cidade está em plena alta temporada dessa atividade, que ocorre entre setembro e fevereiro.