Tim Maia: 25 anos sem a maior voz da música brasileira

Tim Maia usando camisa branca e sorrindo
Tim Maia teria 80 anos caso ainda estivesse vivo. O cantor deixou inúmeras músicas gravadas para seus fãs (Foto: Reprodução/Divulgação)

Há exatos 25 anos, após passar mal durante um show no estado do Rio de Janeiro, Tim Maia, a maior voz da música brasileira, morria deixando uma legião de fãs em luto no Brasil e no mundo. No dia 15 de março de 1998, a grande estrela da música brasileira se apagou, porém seu repertório e sua voz marcante seguem vivos e muito acesos no imaginário do povo brasileiro, com canções que seguem fazendo sucesso e conquistando as novas gerações.

Sebastião Rodrigues Maia morreu devido a uma infecção generalizada após passar uma semana internado no Hospital Universitário Antônio Pedro, na cidade carioca de Niterói. Seus péssimos hábitos de saúde associado ao uso excessivo de álcool e drogas antecederam sua partida, nos deixando com apenas 55 anos de vida. A morte foi confirmada através de grandes veículos da mídia e a notícia parou o Brasil.

Como uma forma de celebrar a obra deste artista genial, o ECAD, Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais, fez um estudo sobre a trajetória musical de Tim Maia e constatou que o artista deixou 205 músicas registradas, sendo estas gravadas mais de 700 vezes pelos mais diversos artistas, sejam eles contemporâneos ou de sua geração.

No ano de 2012 a revista Rolling Stones publicou uma lista onde elege as 100 maiores vozes da história da música brasileira e, claro, a voz potente e marcante de Tim Maia foi celebrada como a maior voz brasileira de todos os tempos. Elis Regina, Maria Rita, Seu Jorge, Ney Mato Grosso, Maria Bethânia e Rita Lee também aparecem na listas em diversas outras posições.

Se vivo, Tim Maia teria hoje 80 anos de vida e certamente estaria cantando e encantando a todos com sua incrível voz pelos palcos e com novas músicas e trabalhos incríveis. Então, como uma forma celebrar não sua morte, mas sim sua ilustre e brilhante trajetória musical, vale a pena relembrar alguns de seus maiores sucessos durante a carreira do cantor.

Não Quero Dinheiro [Só Quero Amar] (1971)

Você (1971)

Azul da Cor do Mar (1970)

Do Leme ao Pontal (1986)

Sossego (1992)