The Last of Us: Saiba 5 curiosidades da série de sucesso da HBO

The Last of Us
Série The Last of Us (Foto: Divulgação/HBO)

A série The Last of Us da HBO, fala sobre drama, aventura, fantasia e muita ação e aventura. Criada em 2023, a trama é baseada em um jogo pós-apocalíptico, vinte anos após a destruição da civilização moderna. Os personagens precisam enfrentar uma jornada brutal e dolorosa em busca da sobrevivência.

Curiosidades de The Last of Us

Com roteiro de Craig Mazin, de Chernobyl, e Neil Druckmann, co-criador do jogo, a série é baseada no game homônimo. A história da série se passa 20 anos após a quase extinção da humanidade devido à infecção de fungos Cordyceps.

Quando Joel (Pedro Pascal) é contratado para levar Ellie (Bella Ramsey) para fora de uma zona de quarentena – mas o que deveria ser um simples trabalho para ele se torna uma jornada brutal pelos Estados Unidos, onde ambos dependem um do outro para sobreviver.

O encontro de Joel e Ellie com Henry e Sam aconteceu na cidade de Pittsburgh em The Last of Us Part I. No entanto, na adaptação para a série, toda a ação da cena se passa no Kansas. Mas, a série em si, no fim das contas, foi majoritariamente gravada na província de Alberta, no Canadá.

1 – Baseada em um jogo de videogame

A série é baseada no jogo homônimo lançado em 2013 para PlayStation 3 (PS3), que é co-escrita, co-dirigida e produzida por Neil Druckmann, o desenvolvedor do jogo de mesmo nome. Fora isso, é a primeira adaptação de jogo para série produzida pela plataforma de streaming da HBO.

A história se passa 20 anos após a quase extinção da humanidade devido a infecção de fungos Cordyceps. Joel é contratado para levar Ellie para fora de uma zona de quarentena – mas o que deveria ser um simples trabalho para ele se torna uma jornada brutal, onde ambos dependem um do outro para sobreviver. 

2 – Baseado em um fungo real 

E por falar em curiosidade sobre a série não podemos deixar de falar no fungo. No universo criado por Neil Druckmann, os esporos de vno ar são a razão da epidemia de zumbis que devastou o globo.

Os gêneros Cordyceps Ophiocordyceps  que são falados na produção da HBO, são capazes de invadir o organismo de insetos, como algumas formigas, controlar o sistema nervoso deles e levá-los para um lugar mais alto, onde os esporos do microrganismo se espalham com facilidade.

A infecção pelo vírus tem quatro estágios, no primeiro, logo após o contato com os esporos do fungo, a vítima perde o controle sobre o cérebro e fica super agressiva. Duas semanas depois, há uma perda da visão, se a pessoa infectada sobrevive, o fungo destrói a face (mais ou menos como acontece com as formigas), e então a pessoa tem apenas a audição para saber o que acontece à sua volta.

3 – Protagonista é lésbica 

Tanto no jogo quanto na série, Ellie (Bella Ramsey), é lésbica. No sétimo episódio de The Last of Us, durante a noite, enquanto descansa, a protagonista tem o quarto invadido pela amiga Riley (Storm Reid). A personagem conta para Ellie que é uma Vagalume e a convida para conhecer um lugar especial. 

No jogo de videogame, a orientação sexual da personagem é clara. Mas, na série, a protagonista vai descobrindo o interesse ao longo dos episódios.

4 – Variação dos infectados

Os infectados possuem 6 variações do vírus: perseguidores, corredores, estaladores, rei dos ratos e baiacus. No entanto, a série da HBO está com planos de colocar uma nova variante na trama. 

Os gêneros Cordyceps Ophiocordyceps  que são falados na produção da HBO, são capazes de invadir o organismo de insetos, como algumas formigas, controlar o sistema nervoso deles e levá-los para um lugar mais alto, onde os esporos do microrganismo se espalham com facilidade.

Contudo as semelhanças ficam só nos insetos mesmo, esse patógeno em específico não consegue fazer o mesmo com seres humanos. A série The Last of Us é inspirada numa franquia de jogos de videogames que foi lançada na última década pela produtora Naughty Dog fazendo um sucesso com os amantes de jogos.

5 – Série X Jogo

No jogo original, The Last of Us traça um caminho linear. Ou seja, a sequência de fatos se diverge da série da HBO. Já na trama inspirada no jogo de videogame, algumas cenas são alteradas, como por exemplo: No oitavo episódio da primeira temporada, mostra uma cena onde a personagem principal, Ellie, mata um cervo na floresta. No jogo, após serem atacados por infectados, David, interpretado por Scott Shepherd, manda capangas irem atrás de Ellie e Joel, para matá-los e capturar a jovem.