Terremoto de 6,5 graus de magnitude atinge o Equador

Terremoto atinge cidade Guayaquil, no Equador neste sábado
Terremoto atinge cidade Guayaquil, no Equador neste sábado (Montagem: Google)

Acaba de acontecer: Neste sábado (18/03), um Terremoto de 6,5 graus de magnitude na Escala Richter atinge a cidade de Guayaquil, no Equador. Nas imagens é possível ver moradores da região saindo correndo dos prédios, porém, até o momento ainda não há notícias oficiais sobre os danos causados a infraestrutura e a população local.

Usuários de mídia social relataram alguns danos a edifícios na área após o terremoto, que teve epicentro a 29 quilômetros da cidade de Balao, na província de Guayas. Esses relatórios não puderam ser verificados de forma independente pela Reuters. As autoridades disseram que o terremoto não parece ter probabilidade de gerar um tsunami.

A petrolífera estatal Petroecuador disse que não houve relatos de danos em nenhuma instalação e “que as operações continuam normalmente”.

Confira imagens do momento em que o terremoto aconteceu:

(Reportagem de Alexandra Valencia, Fabián Andrés Cambero; tradução de Jackie Botts; edição de Diane Craft)

Causas de um Terremoto

Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra. Ainda não se sabe qual foi o motivo da provocação do terremoto no Equador.

Os terremotos são resultantes da liberação de energia causada pelas tensões internas da Terra, também chamadas de forças endógenas de transformação do relevo. Dependendo da intensidade, os terremotos podem causar graves desastres sociais, causando mortes e destruição.

Quando os terremotos ocorrem em áreas oceânicas, há grandes chances de ocorrência dos tsunamis, uma vez que os abalos sísmicos internos formam grandes ondas. Caso essas ondas estejam próximas a uma zona litorânea, os estragos podem ser incalculáveis.

Tsunami em Kahramanmaras

No dia 07 de fevereiro de 2023 aconteceu um dos maiores desastres naturais da história. Um terremoto de 7,8 na escala Richter atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria durante a madrugada. Esse terremoto foi o mais forte na região desde o ano de 1939.

O epicentro, foi registrado na cidade turca de Gaziantep na escala de 7,8. Já a cidade de Kahramanmaras, também localizada na Turquia, foi de 7,5 na escala Richter. As duas cidades estão localizadas justamente em uma região de falha de Anatólia, onde há o encontro de três placas tectônicas.

O movimento das três placas, Anatólia, Africana e Arábica, resultou no choque das placas rochosas causando toda destruição com milhares de mortos. O professor do Observatório Sismológico da UNB (Universidade de Brasília), George de França, explicou o ocorrido:

“A falha vem como se fosse o limite dessas placas, com Arábia e Anatólia, e depois ela se propaga um pouquinho em relação à Africana. Então o terremoto fica exatamente na interseção dessas 3 placas”.