Jogador morto em terremoto na Turquia recebe homenagens

Atsu recebeu homenagens em todas as partidas da Premier League neste fim de semana
Atsu recebeu homenagens em todas as partidas da Premier League neste fim de semana (Foto: MOLLY DARLINGTON/REUTERS)

Na primeira semana de Fevereiro, o mundo se abalou após as noticias de um poderoso terremoto que afetou Síria e Turquia. Ao todo, já foram contabilizadas mais de 45 mil mortes decorrentes da tragédia, entre eles, o jogador ganês Christian Atsu.

Alguns dias após o terremoto, foi informado de que o atleta de 31 anos havia sido encontrado bem e estava se recuperando em um hospital, mas no último sábado (18), veio a informação correta de que Atsu foi encontrado nos escombros já sem vida.

Clubes prestaram homenagens ao jogador

Porto-POR foi a primeira equipe do alto escalão europeu em que Atsu passou, por lá, o atleta fez 32 partidas e marcou um gol.

Chelsea-ING foi o maior clube da carreira do ganês, bicampeão da Champions League e membro do famoso “big six” do futebol britânico, os blues também prestaram condolências ao jogador.

Newcastle United-ING foi onde Atsu mais se destacou, pelos “magpies”, o atacante fez 121 jogos e marcou oito gols. O Newcastle foi onde o atleta mais fez jogos e onde mais marcou gols.

Hatayspor-TUR era o clube atual de Atsu. Em sua última partida, o ganês marcou um belo gol de falta que deu a vitória ao time. Nas redes, a equipe também prestou solidariedade.

Homenagem de um amigo

No último domingo, o meia do Ajax-HOL, Mohammed Kudus, de 22 anos, homenageou o amigo Atsu após marcar um gol. Na comemoração, o jovem tirou o uniforme e mostrou uma camisa branca com a frase: “RIP Atsu”.

Pela regra, todo atleta que tira o uniforme durante a partida deve receber o cartão amarelo, mas diante da situação, o árbitro Pol van Boekel preferiu não aplicar o amarelo. Kudus comentou sobre a decisão do juiz depois do jogo: “No futebol temos regras. O árbitro disse que não era permitido (que eu levantasse a camisa), mas que compreendia porque era uma situação mais importante do que o futebol. Grande respeito pelo árbitro”.

Kudus homenageou o amigo Atsu após gol
Kudus homenageou o amigo Atsu após gol (Foto: (ANP/Getty Images Europe))

De acordo com o portal G1, o terremoto na Turquia teve magnitude de 7,8 e foi o mais forte no país desde 1939, onde 30 mil vidas foram perdidas. Ainda de acordo com a reportagem, “Esse foi um dos abalos sísmicos mais mortais que ocorreram nas últimas décadas na Turquia, uma das zonas de terremotos mais ativas do mundo”.