Em lista divulgada pelo site Brandwatch, Taylor Swift aparece como a figura mais influente do Twitter em 2021, estando à frente de políticos, empresários e outros artistas.
Na lista divulgada, a cantora, que ocupa a liderança, divide o Top 5 com Katy Perry, Barack Obama, Ellon Musk e Narendra Mori, o primeiro ministro da índia.
O levantamento põe em evidência uma das tendências presentes na pandemia: a maior busca por entretenimento.
Em comparação com o ranking de 2020, a influência de personalidades políticas diminuiu consideravelmente, em contraponto com a ascensão das personalidades artísticas, o que provavelmente aponta para uma fuga da realidade pandêmica através do entretenimento por parte dos internautas.
Ainda na lista divulgada nesse ano, observa-se que 54% dos perfis presentes foram de artistas musicais, seguidos por apresentadores de televisão, políticos, atletas e empresários.
“Os dados sugeriram que os consumidores procuraram lidar com o estresse infligido pela pandemia distraindo-se com serviços de assinatura e streaming”, pontuou o Brandwatch.
Top 20 mais influentes do Twitter em 2021:
- Taylor Swift (cantora)
- Narendra Modi (político)
- Katy Perry (cantora)
- Elon Musk (empresário)
- Barack Obama (político)
- Cristiano Ronaldo (atleta)
- Ariana Grande (cantora)
- Lady Gaga (cantora)
- Ellen DeGeneres (apresentadora)
- Kim Kardashian (influencer)
- Bill Gates (empresário)
- Jennifer Lopez (cantora)
- Justin Bieber (cantor)
- Rihanna (cantora)
- Selena Gomez (cantora)
- Justin Timberlake (cantor)
- Shakira (cantora)
- Jimmy Fallon (apresentador)
- LeBron James (atleta)
- Miley Cyrus (cantora)
Quanto aos métodos do levantamento e aos critérios utilizados na elaboração do ranking, o site afirma não ter utilizado apenas curtidas, retuítes e seguidores, mas também levado em consideração o impacto e influência dos tweets realizados e, a partir disso, elaborado uma pontuação.
“O público classifica as contas do Twitter de acordo com uma seleção de critérios que, somados, criam sua pontuação de influência. Esta é a nossa medida de quão influente uma conta é ao longo do tempo, com base no nível de envolvimento genuíno que estão criando”, afirmou.
Na música, a mais influente do Twitter, Taylor Swift, segue no linear alto do streaming musical.
Depois do álbum inédito “Evermore” e da regravação de “Fearless”, a musa antecipou o lançamento “Red (Taylor’s Version)”, que chega em todas as plataformas musicais dia 12 de novembro.
Formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), tenho interesse e experiência em jornalismo cultural, comunicação interna e assessoria de imprensa. Na área acadêmica, realizei pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso nas áreas de música e cultura pernambucana.