Sr. Brasil: Rolando Boldrin morre aos 86 anos

O ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin faleceu na tarde desta quarta-feira (9), aos 86 anos. A causa da morte não foi divulgada. Ele apresentou programas enaltecendo cultura brasileira desde 1981. O artista passou por vários formatos similares em quase todas as grandes emissoras do país, até se consolidar na TV Cultura com o Sr. Brasil. Além dele, a cantora Gal Costa teve sua morte confirmada ainda pela manhã.

Como ator, Rolando Boldrin atuou em mais de 30 novelas, como O Direito de Nascer, As Pupilas do Senhor Reitor, Os Deuses Estão Mortos, Quero Viver, Mulheres de Areia, Os Inocentes, A Viagem, O Profeta, Roda de Fogo, Cara a Cara, Cavalo Amarelo, Os Imigrantes, e muitas outras obras.

Rolando Boldrin apresentou o Brasil para os brasileiros

Antes de ir para a TV Cultura em 2005, Rolando Boldrin apresentou vários programas em quase todas as grandes emissoras do Brasil. Ele esteve à frente do Som Brasil na Rede Globo, entre 1981 e 1984. No mesmo ano foi para Rede Bandeirantes com o Empório Brasileiro, que durou até 1986. Somente em 1989, o ator retornou a televisão no Empório Brasil no SBT, mas que só durou um ano e terminou em 1990.

Rolando Boldrin
Rolando Boldrin fez carreira como apresentador, cantor, ator e compositor (Reprodução/Instagram)

Em 1995, apresentou o Estação Brasil na TV Gazeta com a Rede CNT. E por fim, em 2005 foi para TV Cultura no Sr. Brasil, que durou 17 anos. Rolando Boldrin apresentava, em canto, verso e prosa, a rica diversidade cultural brasileira, trazendo histórias, ritmos e arte de cada região do nosso país. Além disso, ele recebia artistas e privilegiava artesãos e “tirava o Brasil da gaveta”.

“Seja como ator, apresentador, cantor ou contador de causos, Rolando Boldrin deixará uma lacuna na cultura brasileira e uma imensa saudade entre os milhões de fãs que conquistou em mais de 60 anos de carreira na TV. A TV Cultura agradece pela honra de ter contado com o brilhantismo de Boldrin em sua programação. E manifesta os mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos deste artista gigante que jamais será esquecido”, disse a emissora via Instagram.

A Fundação Padre Anchieta lamentou profundamente a morte do apresentador Rolando Boldrin, e divulgou que o velório vai ser na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O local fica na Av. Pedro Álvares Cabral, nº 201, em Moema, zona sul da capital paulista.