Silas Malafaia é condenado por difamar jornalista do ‘Roda Viva’

silas-malafaia-e-condenado-por-difamar-jornalista-do-roda-viva
Silas Malafaia é condenado por difamar jornalista do ‘Roda Viva’. (Foto: reprodução/internet)

O pastor Silas Malafaia sofreu uma derrota no tribunal em relação a uma ação movida contra a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do programa “Roda Viva” na TV Cultura.

Em 2022, durante a disputa eleitoral, ele espalhou informações falsas, alegando que a jornalista estava sendo remunerada por João Doria, que na época era o governador de São Paulo, para difamar o então presidente Jair Bolsonaro.

Declaração feita por Silas Malafaia

VERA MAGALHÃES! Doria arrumou uma boquinha para você, igual o PT arrumou para seus colegas a título de palestras. É o jornalismo comprado de forma indireta para atacar adversários. JORNALISMO BANDIDO, PARCIAL, SEM COMPROMISSO COM A VERDADE! Ainda bem que tem redes sociais”, disse Malafaia em uma das suas postagens.

Na ocasião, Silas Malafaia afirmou em suas redes sociais: “Entendeu? Doria começou a bancar a jornalista que ataca o presidente em todo o tempo“.

Indenização à jornalista

De acordo com o colunista Rogério Gentile, do UOL, a Justiça condenou Silas Malafaia a pagar uma indenização de R$ 15 mil por danos morais à jornalista Vera Magalhães, uma vez que ela conseguiu comprovar a falsidade das afirmações feitas por ele.

Posteriormente, no processo contra o pastor, Vera Magalhães argumentou que as declarações eram difamatórias e tinham o objetivo de restringir sua liberdade profissional como jornalista e a liberdade de imprensa como um todo.

Além disso, conforme o colunista do UOL, a jornalista do “Roda Viva” apresentou evidências que demonstraram que seu salário era muito inferior aos valores divulgados na notícia falsa.

Em conclusão, Silas Malafaia tentou se defender no processo, argumentando que não havia difamado a jornalista e que estava apenas exercendo seu direito à crítica.

Sentença da juíza

No entanto, a juíza Maria Bertoldo não aceitou essa justificativa. Em sua decisão, ela afirmou que o pastor havia utilizado meios digitais para disseminar informações incorretas sobre a jornalista, o que caracterizava danos morais. Malafaia ainda tem a opção de recorrer.

Em outras postagens, Silas Malafaia chegou a chamar Vera Magalhães de “lixo“. Em uma de suas declarações, ele disse:

VOCÊ É INESCRUPULOSA! A colunista de o globo, esquerdopata de carteirinha, que odeia bolsonaro e só escreve asneira, não respeita o momento da enfermidade do presidente e faz chacota usando a sua doença. VOCÊ É O LIXO DO JORNALISMO PARCIAL!