Segundo pesquisa, aprovação de Lula chega ao ponto mais baixo

saiba-como-o-lula-ficou-após-cirurgia-plástica
Lula. (Foto: reprodução/internet)

Em pesquisa divulgada pelo PoderData nesta quarta-feira (20), a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu o seu ponto mais baixo desde o início do mandato. Agora, 46% dos brasileiros avaliam o novo governo de forma positiva, uma queda de 6% em relação aos números de janeiro.

A pesquisa foi feita no período de 16 a 18 de dezembro a partir de ligações para celular e telefones fixos. No total, foram 2.500 entrevistas em 244 municípios nas 27 unidades da Federação. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95 pontos percentuais e a margem de erro é de apenas 2%.

Taxa de desaprovação do governo Lula cresce

Além da queda na aprovação, a porcentagem de desaprovação cresceu. 44% dos brasileiros avaliam negativamente o governo. No início do ano, o número era de 39%.

Analisando os números dentro de períodos de 2 ou 3 meses, as oscilações são baixas, dentro da margem de erro. Porém, levando em consideração as porcentagens de janeiro, as mudanças são mais perceptíveis.

De forma geral, a pesquisa apresenta uma tendência de queda na popularidade do presidente Lula e deve ligar o sinal de alerta para o Partido dos Trabalhadores (PT). O PoderData aponta que a queda na aprovação do mandatário se dá na insatisfação de alguns pilares que foram essenciais para a sua eleição em 2022: os mais pobres, os desempregados e as mulheres.

Lula parabeniza instituições argentinas pelo resultado das eleições

Em 19/11/2023, às 20h42, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou o povo argentino e as instituições pela condução do processo eleitoral. Ele expressou votos de sorte e sucesso ao novo governo, mas não mencionou explicitamente o nome do vencedor, Javier Milei.

Internamente, o governo brasileiro apoiava Sergio Massa, o candidato situacionista e aliado do presidente argentino Alberto Fernández, um parceiro de Lula. Milei, conhecido por sua postura ultraliberal e discurso antipolítico, contrasta fortemente com as visões de Lula.

Lula destacou em suas redes sociais: “A democracia é a voz do povo e deve ser sempre respeitada. Parabenizo as instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino pela sua participação ordeira e pacífica nas eleições.”

Confira: