Saiba como ter prioridade na restituição do Imposto de Renda 2023

Contribuintes podem ter prioridade na restituição do Imposto de Renda (Foto: Reprodução)
Contribuintes podem ter prioridade na restituição do Imposto de Renda (Foto: Reprodução)

A Receita Federal abriu o prazo para as declarações do Imposto de Renda 2023, mas trouxe novidade. Neste ano, terá como o contribuinte conseguir prioridade na restituição. Para isso, basta usar usar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix. No entanto, precisa estar atento a algumas informações.

Uma das novidades do IR 2023 é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou optar por receber a restituição via Pix terá prioridade no recebimento do valor devido, após as já previstas em lei – contribuintes idosos com idade igual ou superior a 80 anos; contribuintes idosos com idade igual ou superior a 60 anos, deficientes e portadores de moléstia grave; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

No entanto, o contribuinte deve ficar atento na hora de escolher a opção Pix para receber a restituição do Imposto de Renda. Antes de optar por essa modalidade, você deve ter uma chave Pix cadastrada com o número do CPF. Isso porque, é a única permitida. A Receita só aceitará o CPF como chave Pix porque é uma informação que todos os contribuintes têm que especificar assim que iniciam a declaração. Com isso, não há chance de ocorrer erros.

Confira a lista de contribuintes que terão prioridade para receber a restituição.

  • Idosos com 80 anos ou mais
  • Contribuintes a partir de 60 anos
  • Pessoas com alguma deficiência ou doença grave
  • Que tem magistério como principal fonte de renda
  • Quem optou por receber por PIX
  • Todos os demais contribuintes

Mais mudanças no Imposto de Renda 2023

Outra mudança importante feita pela Receita Federal é a ampliação dos dados disponíveis na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso tinha sido estendido para as pessoas que possuem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. No entanto, neste ano o formulário terá mais informações, como imóveis registrados em cartório e criptoativos.

A declaração do Imposto de Renda 2023 também traz uma novidade para os contribuintes que têm investimentos na bolsa de valores. A Receita Federal flexibilizou a obrigatoriedade da declaração para este público. Apenas quem fez vendas de grande valor ou obteve lucro (de qualquer valor) nessas aplicações deverá preencher a declaração.