Relembre músicas que marcaram a carreira de Gal Costa

Aos 77 anos, a cantora Gal Costa faleceu na manhã desta quarta-feira (9). A assessoria de comunicação da artista confirmou a morte da baiana, mas não revelou a causa. Recentemente, a estrela nascida em Salvador cancelou sua agenda de shows, incluindo a participação no festival Primavera Sound São Paulo, em função de uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita.

Após o período da pandemia, a cantora estava com uma agenda bastante agitada. Gal estava em turnê com o show “As várias pontas de uma estrela”. Entre as músicas do repertório, grandes sucessos dos anos 80 como Açaí, Nada Mais, Sorte e Lua de Mel. Ela ainda ia fazer uma série de datas na Europa que estava prevista para novembro, mas devido a cirurgia, não foi possível.

O legado de Gal Costa

Em setembro deste ano, Gal Costa foi a atração principal no Coala Festival 2022, e brilhou na oitava edição da festa. Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em Salvador no dia 26 de setembro de 1945. E nos últimos anos de sua carreira colaborou com vários artistas da música brasileira, como Silva, Anitta, Seu Jorge, Criolo, Tim Bernardes, Rubel, Zeca Veloso, Rodrigo Amarante e muitos outros.

Gal Costa músicas
Gal Costa vai deixar saudades (Camila Alcântara/Reprodução/Instagram)

Em 2011, ela recebeu Prêmio Grammy Latino à Excelência Musical pelo conjunto de sua obra. No ano seguinte, a Rolling Stone Brasil elegeu Gal Costa como a sétima maior voz da música brasileira. A cantora teve grandes sucessos como Baby, Chuva de Prata, Perola Negra, Barato Total. Além do hit Meu Nome é Gal, que teve uma das melhores performances vocais da cantora no Grandes Nomes, programa da Rede Globo em 1981.

Na apresentação, Gal atinge as notas que o guitarrista toca de forma icônica e o que começa como uma brincadeira vira uma “gritaria” com muitos agudos. As parcerias com os artistas vieram no álbum Nenhuma Dor, que teve seu lançamento no ano passado, com dez faixas de grandes sucessos. Com a cantora falecida há um ano, Marília Mendonça (1995-2021), a parceira veio na música Cuidando de Longe, do álbum A Pele do Futuro (2018).

Ela venceu várias categorias no Troféu Imprensa como Melhor Cantora e Revelação Feminina em 1969. Em 2015, o Prêmio Multishow homenageou Gal pelos seus 50 anos de carreira. No Spotify, a playlist This is Gal Costa atualizou com a morte da cantora e possui 80 canções com o melhor da artista. Para fãs se emocionarem com as canções e as novas gerações conhecerem o seu legado.