Relembre grandes casos de plágio no mundo da música

O tema do plágio no mundo da música está em voga nos últimos dias. O motivo é o processo que o compositor brasileiro Toninho Geraes move conta a artista inglesa Adele e o produtor americano Greg Kurstin.

Toninho Gares acusa Adele de plágio
O tema do plágio está em voga por contao do processo que Toninho Geraes move contra Adele (Imagem: Reprodução/Facebook Toninho Geraes; Matt Sayles/Invision/AP)

Eduardo Lycurgo Leite, autor do livro “Plágio e outros estudos em Direitos de Autor”, define plágio da seguinte forma:

“Cópia, dissimulada ou disfarçada, do todo ou de parte da forma pela qual um determinado criador exprimiu as suas ideias, ou seja, da obra alheia, com a finalidade de atribuir-se a autoria da criação intelectual e, a partir daí, usufruir o plagiador das vantagens advindas da autoria de uma obra”, escreve.

Então, para ser plágio há a necessidade de comprovar a intenção em copiar e disfarçar a cópia. Por isso, a defesa de Geraes afirma que Adele e Kurstin conheciam a música e não foi uma mera coincidência.

Os advogados afirmam que a artista contratou os serviços e é amiga da personal trainer paulista Camila Goodis e que o produtor é pesquisador da música brasileira.

Grandes casos de plágio

Apesar da dificuldade de ser provado, diversos casos de plágios já foram registrados no mundo da música. Reunimos 5 dos mais emblemáticos, que mostram que grandes nomes também podem precisar responder a acusações do tipo

Beatles x Chuck Berry

O quarteto de Liverpool entrou para a história da música como uma das bandas mais importantes de todos os tempos. Contudo, isso não bastou para livrá-los de uma acusação de plágio.

Em 1969, quando o grupo inglês lançou o álbum Abbey Road, eles tiveram que responder a acusação de copiar a canção “You Can’t Catch Me”, de Chuck Berry, em “Come Together”. Compare as músicas:

Os dois lados chegaram num acordo extrajudicial sigiloso que nunca foi revelado.

Rod Stewart x Jorge Ben Jor

Outro brasileiro que acusou um artista internacional de plágio foi Jorge Ben Jor. O cantor e compositor escocês Rod Stewart reconheceu que copiou inconscientemente um trecho da canção “Taj Mahal”, do artista brasileiro, “Da Ya Think I’m Sexy?”. Compare as músicas:

O caso também foi resolvido extrajudicialmente e Stewart doou os lucros com a canção para a UNICEF. Contudo, desde 1979, Jorge Ben Jor recebe direitos autorais por “Da Ya Think I’m Sexy?”.