Rejeição? BBB 23 despenca e amarga 2º pior ibope da história

Tadeu Schmidt no BBB 23, que teve a segunda pior audiência da história do reality
Tadeu Schmidt no BBB 23, que teve a segunda pior audiência da história do reality (Foto: Reprodução/TV Globo)

Rejeição? BBB 23 despenca e amarga 2º pior ibope da história

A audiência do BBB 23 vai de mal a pior e o reality amargou mais um baixo índice nesta quarta-feira (19). Em meio à críticas por causa da condução do programa, o Big Brother Brasil registrou seu segundo pior ibope da história. Desde que estreou na Globo em 2022, a atração só teve índice menor uma única vez.

Exibido perto da meia-noite por causa da transmissão do futebol e com participantes que não caíram no gosto popular – apesar de se manterem no jogo -, o reality comandado por Tadeu Schmidt teve um dia difícil. No ar das 23h51 à 0h15, o programa alcançou apenas 10,8 pontos de média na Grande São Paulo – cada ponto equivale a 76.953 domicílios na capital paulista e região metropolitana.

BBB 23 tem pior audiência

Com esse desempenho, o BBB 23 bateu recorde negativo. Até então, o pior ibope da temporada havia sido registrado no dia 05 de abril, também numa quarta-feira, quando cravou apenas 11,3 pontos de média. O número alcançado nesta quarta (19), foi a segunda pior audiência da história do reality. O pior ibope do formato liderado por Boninho desde que estreou na Globo, no entanto, ainda é do BBB 14, que amargou 10,4 pontos de média em 16 de fevereiro de 2014, um domingo. Na época, a atração sofria com a concorrência do Programa Silvio Santos.

Até o momento, o Big Brother Brasil acumula média parcial de 18,8 pontos na temporada. É a pior média geral desde que o BBB estreou, em 2002. Até então, a edição de menor audiência havia sido em 2019, quando o programa terminou a temporada com 20,0 pontos de média geral. O fracasso daquela temporada, inclusive, foi determinante para Boninho decidir colocar famosos no reality para alavancar o ibope.

Globo fatura alto com ibope baixo

Enquanto os números de audiência estão ruins, a Globo está aproveitando para faturar bastante. O preço para anunciar na final do BBB 23 disparou e, para aparecer na final do programa, os anunciantes terão que desembolsar quase R$ 1 milhão por cada espaço de trinta segundos.

De acordo com a tabela de preços que o MixMe teve acesso, a Globo está cobrando R$ 990 mil por cada trinta segundos nos intervalos da grande final do reality. Até fevereiro, o mesmo espaço custava R$ 870 mil, o que já colocava como o comercial mais caro da história do programa. Desde então, o valor teve um aumento de R$ 120 mil, quase 14% a mais do que o pedido dois meses atrás.