RedeTV! processa a Band e pede indenização após acusação

Angelo Campos, Tatola Godas, Dennys Motta e Ricardinho Mendonça no Perrengue na Band; programa é alvo de ação judicial
Angelo Campos, Tatola Godas, Dennys Motta e Ricardinho Mendonça no Perrengue na Band; programa é alvo de ação judicial (Foto: Divulgação/Band)

RedeTV! processa a Band e tenta tirar programa do ar

A RedeTV! entrou com um processo contra a Band na Justiça de São Paulo e está acusando a concorrente de suposto plágio em quadro de um programa de humor. O canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho alega que há “ocorrência de plágio” no Perrengue na Band – curiosamente, a atração é liderada por ex-apresentadores da RedeTV!.

De acordo com informações do site F5, a ação judicial movida pela RedeTV! está na etapa de perícia e avaliação técnica das atrações. Tanto a existência do processo, quanto os autos, foram confirmados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. De acordo com o TJ-SP, está sendo apurada “a eventual prática de concorrência desleal” pela Band.

Acusação de plágio

Além disso, a Justiça está analisando “a ocorrência de plágio com relação ao programa exibido pela RedeTV!, denominado ‘Encrenca (quadro zap zap)’ e o programa exibido pela Bandeirantes sob a denominação ‘Perrengue na Band'”. No último dia 14 de abril, um perito foi nomeado para fazer uma verificação técnica. “Após a realização da perícia será analisada a pertinência de outras provas”, diz o auto.

Guerra entre Band e RedeTV!

A ação judicial tem como base dois programas comandados pelos mesmos apresentadores. Exibido pela RedeTV! entre 2014 e 2022, o Encrenca era liderado por Tatola Godas, Dennys Motta, Ricardinho Mendonça e Angelo Campos. O humorístico foi criado para substituir o extinto Pânico na TV, que trocou a emissora pela Band em 2012.

No entanto, no ano passado o quarteto saiu da RedeTV! e assinou com a Band para apresentar o Perrengue, que assim como acontecia na atração anterior, passou a exibir o quadro “zap zap”, com vídeos que circulam pelo WhatsApp. Desde então, a RedeTV! tentou emplacar uma nova formação do Encrenca, mas não teve sucesso e tirou o programa do ar.

De acordo com o Uol, a RedeTV! pede na Justiça que a Band seja impedida de usar a marca Zap Zap e semelhantes. Além disso, a emissora de canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho pede uma indenização de R$ 500 mil por danos morais por concorrência desleal e danos materiais por violação de direito autoral.

Procuradas pelo F5, a Band e a RedeTV! informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não comentam processos judiciais.