Reality ‘No Limite’ terá temporada inédita na TV; Entenda o motivo

Com queda de audiência, No Limite terá temporada cortada
Reality Show Global ‘No limite, apresentado por Fernando Fernandes (Montagem Reprodução)

Reality ‘No Limite’ terá temporada inédita na TV; Entenda o motivo

A Globo decidiu reduzir ao máximo a duração da temporada 2023 de No Limite, e a sétima edição do reality terá apenas dez episódios. Essa foi a solução encontrada para cumprir o contrato e não sofrer tanto em audiência, já que o programa ficou abaixo do esperado desde o seu retorno, em 2021. A atração comandada por Fernando Fernandes ficará só um mês no ar. A última edição, exibida em 2022, teve 20 episódios produzidos.

O portal Notícias da TV teve acesso ao planejamento comercial do programa em primeira mão. O No Limite está previsto para entrar no ar em 18 de julho, uma terça-feira. Cinco dias antes, no dia 13, haverá uma pré-estreia de 15 minutos logo após Terra e Paixão, próxima novela das 21h, que estreia em maio no lugar de Travessia. A final do reality será em 17 de agosto, ao vivo. Após voltar à grade em 2021, o No Limite sofreu no ibope. As duas temporadas não alcançaram médias acima de 17 pontos na Grande São Paulo, mesmo em um período com mais televisores ligados.

Quando readquiriu os direitos do Survivor, formato americano licenciado pela Endemol que originou o No Limite, a Globo se comprometeu a produzir pelo menos três novas temporadas da atração, e por isso a emissora não pôde simplesmente cancelar o reality. Por causa do corte de episódios, o No Limite também terá menos participantes. Serão 14 anônimos, ante os 24 do ano passado.

As gravações na Floresta Amazônica, onde vai se passar a sétima temporada, começam em 1º de junho. Os selecionados terão contrato com a Globo até 31 de agosto. A direção artística segue nas mãos do Big Boss, Boninho Oliveira. Serão dois episódios por semana, nas noites de terça e quinta. Além de reduzir o número de exibições, a Globo também cortou o programa A Eliminação. A atração era comandada pela ex-BBB Ana Clara Lima, que entrevistava o eliminado da semana nas noites de domingo, após o Fantástico.

Sobre o Reality

Como o próprio nome já informa, ‘No Limite’ é um Reality Show Global, inspirado em edições norte-americanas, no qual pessoas anônimas enfrentam diversas dificuldades no meio da floresta amazônica, isto significa: falta de comida, água, frio, calor, além da convivência diária com pessoas desconhecidas, que por vezes, gera diversos conflitos. O reality funciona da seguinte maneira:

A cada programa, as tribos enfrentam duas provas: uma de privilégios, transmitida às terças-feiras na TV, onde garantem alguns itens básicos para o acampamento, como por exemplo: doce, comida, cobertor, entre outros. A segunda prova é de imunidade, que abrange toda uma tribo, ou seja, se uma tribo ganha a imunidade, nenhum componente corre o risco de sair do programa naquela semana.

Em contrapartida, a tribo perdedora da segunda prova, encara o Portal de Eliminação, onde ocorre uma votação secreta e individual entre os componentes da tribo, o mais votado pelos colegas, tem sua chama apagada e deixa a competição. A votação é feita por um voto escrito à mão, e colocado dentro de uma urna, o apresentador vai computando os votos até que saia o resultado.

As provas são a parte mais importante do Reality, eles são obrigados a enfrentar todas suas dificuldades e traumas, seja o medo de água, pois existem provas em que eles precisam atravessar o mar, já outras provas estão relacionadas a raciocínio lógico, com montagem de peças, outras se relacionam com a força e resistência até o último limite do corpo humano, além de consumir alimentos não muito saborosos, como larvas, olhos de cabra, e outros.

Quem é o apresentador?

O atual apresentador do Reality ‘No Limite’, Fernando Fernandes. Ele é atleta paralímpico e ficou conhecido do público ao participar do Big Brother Brasil 2, em 2002. Ex-jogador profissional de futebol e modelo de campanhas internacionais, ele ficou paraplégico após um acidente de carro em 2009. Foi tetracampeão mundial (2009, 2010, 2011 e 2012), tricampeão panamericano, tetracampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro de paracanoagem. Apresentador de quadros em programas como o ‘Esporte Espetacular’, ele dá palestras e participa de workshops em todo o país.