Quem é Margareth Menezes? Saiba tudo sobre a futura ministra da Cultura

Cantora, compositora e agora, ministra da Cultura do Brasil. Foi no último sábado (9), que Margareth Menezes aceitou o cargo oferecido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para chefiar um dos maiores ministérios do país.

Conhecida por muitas pessoas através do famoso hit Faraó – Divindade do Egito, a artista baiana de 60 anos carrega um longo currículo tanto do universo musical quanto social.

quem é Margareth Menezes
Margareth Menezes (Foto: Reprodução/Instagram)

Na área artística, Margareth já possui 10 álbuns lançados, diversas indicações aos Grammy Latino e mais de 20 turnês pelo mundo. E não para por aí. No início deste mês, a futura ministra chegou a divulgar seus números no streaming de música Spotify. Ao todo, foram mais de 4 milhões de streams, que foram tocados em mais de 167 países.

“2022 foi ano de luta para recuperar o que perdemos nos últimos dois anos de pandemia. Muitas mudanças aconteceram e fico muito feliz de estarmos aqui, vivos para celebrar as conquistas. Quero homenagear meus fãs que sempre estiveram comigo”, comemorou nas suas redes sociais.

Apta para o Ministério da Cultura?

Apesar da vasta jornada no mundo da música, Margareth Menezes sofreu questionamentos na internet após a confirmação do cargo por não ter experiência em gestão pública, além de participação da equipe de transição do governo Lula. Ainda assim, a artista baiana possui um papel fundamental em organizações não governamentais (ONGs) e na produção cultural brasileira.

Atualmente, a cantora é fundadora e presidente da Fábrica Social, uma ONG localizada em Salvador (BA), que atua na área da cultura, educação e sustentabilidade; coordenadora do Mercado Iaô, uma agência de produção cultural, além de ser a embaixadora da IOV-UNESCO, grupo que visa preservar e fomentar produções culturais do Brasil.

Neste ano, Margareth também foi eleita pela Most Influential People of African Descent (MIPAD) uma das 100 pessoas negras mais influentes do mundo.

Outros artistas cotados

Segundo o jornal Folha de São Paulo, Margareth Menezes não teria sido a primeira artista a ser convidada para a vaga. Na publicação, o jornal menciona que o rapper Emicida e a atriz global Marieta Severo foram os primeiros convidados para assumir a vaga no Mistério da Cultura. Contudo, ambos negaram convite de Luiz Inácio Lula da Silva.