Quase 11 milhões consultaram dinheiro esquecido; saiba como fazer

Banco Central recebeu quase 11 milhões de consultas por dinheiro esquecido (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Banco Central recebeu quase 11 milhões de consultas por dinheiro esquecido (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) informou que quase 11 milhões de consultas foram realizadas nos dois primeiros dias de reabertura do Sistema Valores a Receber (SVR), onde o cidadão pode conferir se tem algum valor esquecidos em bancos.

O site Valores a Receber, que é administrado pelo Banco Central, registrou 10,7 milhões de consultas. Desse total, 73,4% não encontrou nenhum dinheiro a receber. Já 26% tem valores para resgate.

Na quarta-feira (01), o segundo dia de consulta do Sistema Valores a Receber, o BC contabilizou 5,6 milhões de procuras por dinheiro esquecido. Desse número, 1,5 milhão encontrou algum valor para saque. Enquanto isso, outros 4,1 milhões não encontraram nada.

Segundo o Banco Central, cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas têm valores a receber que estão em agências bancárias. O montante a receber é de R$ 6 bilhões. A reabertura do sistema para consulta aconteceu na última terça-feira (28) e os saques estão liberados a partir do dia 07 de março.

Como consultar dinheiro esquecido

Para saber se você tem algum valor esquecido para receber, basta acessar o site: https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber. Para fazer a consulta, basta preencher os campos com o número do CPF e a data de nascimento. A partir daí, o sistema informará se você tem ou não algum dinheiro para receber.

Alerta contra golpes

O Banco Central, no entanto, alerta as pessoas para golpes que ocorrem. No site Valores a Receber, o BC tem algumas orientações para não cair na conversa de golpistas.

O único site onde você pode consultar e saber como solicitar a devolução dos seus valores, da sua empresa ou de pessoas falecidas é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.
Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos. Por isso, não faça qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores.

O Banco Central informa que não envia links nem entra em contato com você para tratar sobre valores a receber ou para confirmar seus dados pessoais. Somente a instituição que aparece no Sistema de Valores a Receber é que pode te contatar e ela nunca vai pedir sua senha. O BC também orienta a não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.