Regina Duarte toma atitude após compartilhar discurso xenofóbico

Regina Duarte atacou minorias em postagem no Instagram (Foto: Isac Nóbrega/PR)
Regina Duarte atacou minorias em postagem no Instagram (Foto: Isac Nóbrega/PR)

Envolvida em mais uma polêmica, Regina Duarte se desculpou na quinta-feira (2), após compartilhar um vídeo do vereador Sandro Fantinel proferindo falas xenofóbicas. A gravação foi postada pela atriz nas redes sociais. “Volto agora para um pedido de desculpas por ter abordado um assunto de que não tinha embasamento suficiente”, declarou.

Minha história tem mostrado que os brasileiros, pra mim, são amados em sua totalidade e eu jamais me colocaria a favor de descriminações quanto aos meus irmãos nordestinos.
Aproveito pra lembrar aqui que sou filha de uma gaúcha e um cearense que criou sete filhos vindo de ‘pau de arara’ do nordeste para o Rio de Janeiro para trabalhar. Desde então construiu uma família e lutou por melhores condições de vida para si e por seus 5 irmãos, num tempo em que não havia #bolsafamilia“.

Entenda o caso compartilhado por Regina Duarte

Sandro Fantinel foi à tribuna da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (RS) na quarta-feira (1). Lá, comentou uma situação na qual trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão, em Bento Gonçalves. “Temos que botar eles em hotel cinco estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho?“, afirmou.

Em falas extremamente preconceituosas e xenofóbicas, o vereador aconselhou os empresários da região a não contratarem trabalhadores baianos. “Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema“.

Na denúncia que virou deboche para Sandro Fantinel, o Ministério Público encontrou 215 trabalhadores homens que viviam na área de trabalho contra a vontade, além de também receberem comida estragada para consumo. As jornadas de trabalho excediam o normal e os resgatados afirmaram que sofreram tortura física durante o tempo em que viveram a situação.

Contudo, essa não é a primeira vez que Regina Duarte compartilha um post problemático nas redes sociais. Assim, em relação à crise humanitária da etnia Yanomami, a atriz fez um post no Instagram ironizando a situação de fome extrema e desnutrição que fez mais de 500 crianças do povo perder a vida.

Ex-atriz Regina Du (Arte), para quem minimizou a tortura, passar pano para a xenofobia, preconceito e injustiça social, está de acordo com o seu caráter“, comentou um internauta no post de desculpas.