Quantos jogos os jovens da Seleção sub-20 perderão durante o Mundial?

Ramon Menezes, treinador da Seleção sub-20
Seleção sub-20 se prepara para o Mundial (Foto: Guillermo Legaria Schweizer)

Quantos jogos os jovens da Seleção sub-20 perderão durante o Mundial?

No fim do mês de maio, a bola vai rolar pelo Mundial sub-20 de futebol. Nesta edição, o torneio seria disputado na Indonésia, mas por conta de problemas internos no país como falta de segurança para as partidas, a FIFA decidiu mudar a sede do campeonato, que agora, será na Argentina.

Atual campeão do Sul-Americano, a Seleção Brasileira será comandada por Ramon Menezes durante o torneio. Faltando menos de um mês para o início do Mundial, o treinador já fez a lista de convocados em busca do título.

Perdas

Como o Mundial sub-20 não é disputado durante uma Data FIFA, os clubes não são obrigados a liberarem seus atletas para a competição, pois os campeonatos seguem normalmente. Na lista de Ramon Menezes, o treinador já precisou fazer alguns cortes na Seleção Brasileira, pois nomes como Pedro (Corinthians), Vitor Roque (Athletico Paranaense) e Endrick (Palmeiras) não foram liberados por seus clubes.

Porém, os atletas liberados perderão uma grande sequência de jogos. Considerando que o Brasil consiga chegar até a final do Mundial, os atletas só voltariam aos seus clubes no meio do mês de junho.

Entre os destaques da Seleção sub-20, está Marcos Leonardo, o camisa 9 do Santos já possuí uma vasta experiência no elenco profissional do Peixe e é titular absoluto no time de Odair Hellmann. Agora com a amarelinha, chegando até a final, o jovem perderá jogos importantes como os dois duelos contra o Bahia pela Copa do Brasil, duas rodadas da Sul-Americana e o clássico contra o Palmeiras pelo Brasileirão.

Autor de um dos gols do Botafogo na vitória diante do Atlético Mineiro na última rodada do Brasileirão, Matheus Nascimento perderá as próximas partidas do líder do Brasileirão. Considerando que o Brasil seja finalista, o jovem, assim como Marcos Leonardo, perderá as oitavas da Copa do Brasil (contra o Athletico Paranaense), duas rodadas da Sul-Americana e um clássico diante do Fluminense pelo Brasileirão.

No Corinthians, três atletas foram convocados, mas só Pedro foi liberado. Guilherme Biro e Giovane seguem para a Seleção e perderão o mês importante do time de Vanderlei Luxemburgo. A dupla fica de fora de jogos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão.

Já no Vasco, duas peças importantes do meio desfalcam o time nos próximos jogos. Como o cruzmaltino está vivo apenas no Brasileirão, Marlon Gomes e Andrey ficam de fora de até 10 jogos, caso o Brasil vá para a final.

Brasil no Mundial

Assim como no profissional, a Seleção Brasileira vai em busca de sua sexta conquista da modalidade, o último título foi em 2011, quando a equipe contava com nomes como Neymar, Casemiro, Oscar e Lucas Moura.

Em 2023, o Brasil encara a Itália, Nigéria e República Dominicana na primeira fase. A estreia será no dia 21 de maio, contra os italianos.