Público promete processar Popload Festival por cancelamento de Years & Years

Os fãs do Years & Years não tem paz! A banda do britânico Olly Alexander cancelou sua participação no Popload Festival 2022. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, no Centro Esportivo Tietê, parque na região central da cidade de São Paulo. Várias pessoas estão tentando fazer o reembolso dos ingressos, mas receberam uma mensagem alegando que não iriam conseguir seu dinheiro de volta. Além disso, um banner no perfil do artista mostra que ele já tinha um show para a data.

Years & Years
Popload Festival anunciou o cancelamento do Years & Years  (Divulgação/Tyler Essary/Reprodução/Instagram)

“Conforme divulgado, a alteração na programação do Popload Festival ocorreu por motivos que fogem do controle da organização do evento e da banda Years & Years. Estamos muito tristes, mas esperamos recebê-los em uma próxima edição”. É o que diz o começo da mensagem que vários fãs de Olly Alexander receberam ao tentarem solicitar o reembolso. Pitty e Fresno substituem o projeto musical do britânico.

Em seguida, o comunicado do Popload cita os termos de condições para adquirir um ingresso. “Lembramos que sua compra se refere a um festival, com diversas atrações e conforme termos e condições de compra, onde foi dado seu aceite, poderá ocorrer alterações de horário, atrações musicais e/ou qualquer outro conteúdo. Assim, seu(s) ingresso(s) permanece(m) ativo(s) e válido(s) para acesso ao evento”.

Years & Years já cancelou shows antes no Brasil

Não é a primeira vez que a Years & Years cancela shows em cima da hora. Anteriormente, quando a banda ainda era um trio com Mikey Goldsworthy e Emre Türkmen. Em 2015, eles iriam se apresentar no Meca Festival, que naquele ano aconteceu em São Paulo, Rio de Janeiro e em Maquiné, no Rio Grande do Sul. Eles cancelaram um dia antes do primeiro show no Brasil alegando que estavam em Londres para o processo de finalização do que seria seu disco de estreia “Communion”.

Após a repercussão do segundo cancelamento no país, o cantor Olly Alexander explicou o que aconteceu em seu perfil oficial por meio dos stories no Instagram. “Fãs brasileiros, lamento confirmar que não vamos tocar no Popload Festival na próxima semana. Eu gostaria de ter avisado mais cedo, mas planejamos fazer várias outras datas na América do Sul com outros promotores que infelizmente cancelaram conosco”, disse o artista.

Olly Alexander falou que os responsáveis por trazerem sua banda para o Brasil, cancelaram outras datas na América do Sul, e fazer somente o show em São Paulo não seria possível. “Fazer este festival isoladamente não era viável, infelizmente. Espero que possamos vir e tocar no festival no próximo ano. Lamento qualquer decepção. Beijos, Olly”. Com a menção de no próximo ano, fãs cogitam o line-up do Lollapalooza 2023.

Quando o line-up saiu nem Olly e nem o perfil do Years & years não comentaram sobre a vinda para o Brasil, o que deixou os fãs intrigados. Atualmente, o britânico está em turnê para divulgar o disco “Night Call”. Anteriormente, a agenda de shows foi divulgada e São Paulo não estava inclusa. Mas, outra cidade ocupava o dia 12 de outubro.

Dois shows no mesmo dia em continentes diferentes

De acordo com o perfil oficial da banda, um banner com as datas da turnê “Night Call” mostra que no dia 12 de outubro seria o show na cidade de Luxemburgo, um dia antes em Cologne, na Alemanha, e no seguinte em Paris, na França. Ou seja, Olly Alexander não iria vir para o Popload Festival. Recentemente, os shows nas duas cidades foram cancelados. Outra data em Milão, na Itália, que iria acontecer no próximo domingo (9) também não vai mais acontecer.

Os motivos “que fogem do controle da organização do evento e da banda” não ficaram claros em nenhum momento. Só a duas respostas para o cancelamento. Ou a Years & Years tem um péssimo gerenciamento de carreira e marcou dois concertos para o mesmo dia em lugares impossíveis de acontecer dentro de poucas horas, como São Paulo e Luxemburgo. O Mix Me procurou o festival, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta matéria.

O cantor tem datas na Ásia e na Austrália no próximo mês, e publicou que está feliz para os concertos, que ao contrário dos citados a cima, tem chances reais de acontecer. Nas redes sociais, os fãs brasileiros pedem reembolso, mas a Popload e a Tickets For Fun (sem ‘Fun’, desta vez) não estão colaborando, segundo internautas.

Fãs da banda se organizam para processar o Popload Festival

Tudo começou com uma thread no Twitter, onde um fã de música pop conta que comprou ingressos para vários shows, que foram cancelados ou adiados. O mineiro Victor Gonçalves conta que adquiriu os ingressos do Coldplay, que cancelou a série de apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro devido a um problema de saúde do vocalista Chris Martin.

Os tweets do rapaz reuniram outros fãs que acreditam o Popload fez todos de “trouxa” ao anunciar o cancelamento em cima da hora. Além disso, a atração internacional foi substituída por artistas brasileiros, o que não seria o equivalente, segundo a visão dos clientes. Victor Gonçalves disse que vai procurar seus direitos como consumidor. Ele encorajou outras pessoas que também compraram ingressos, pois acha que estão no direito ao reembolso, o que o festival nega.