Preço da gasolina vai cair? Lula manda recado e Petrobras toma atitude

Preço dos combustíveis vai cair? Lula age nos bastidores e Petrobras anuncia mudanças. Foto: Reprodução
Preço dos combustíveis vai cair? Lula age nos bastidores e Petrobras anuncia mudanças. Foto: Reprodução

Preço da gasolina vai cair? Lula manda recado e Petrobras toma atitude

O brasileiro vive a expectativa de encontras preços ainda menores nos postos de combustíveis ao longo das próximas semanas. Neste último domingo (14), a Petrobras emitiu um comunicado oficial falando sobre a possibilidade. Vale lembrar que o presidente Lula, desde a sua campanha eleitoral, promete mudanças radicais na precificação da gasolina e do diesel.

Com Jair Bolsonaro no comando do Executivo, houve uma “internacionalização” dos preços da gasolina e do diesel. Lula, por sua vez, pretende “abrasileirar” os valores e fazer com que haja uma redução considerável no valor por litro que os brasileiros pagam atualmente.

Ainda não existem respostas concretas nem sequer valores exatos para as possíveis mudanças, mas a tendência é de que a Petrobras modifique alguns parâmetros dentro da instituição. Confira, em detalhes, como o preço da gasolina deve cair nas próximas semanas.

Após promessa da Lula, preço da gasolina pode cair no Brasil; entenda o motivo

Durante este domingo (14) de Dia das Mães, a Petrobras emitiu um comunicado oficial em que afirma estar discutindo internamente possíveis alterações nas políticas de preço para o diesel e a gasolina dentro do mercado brasileiro.

“Nesse sentido, a Companhia esclarece que eventuais mudanças estarão pautadas em estudos técnicos, em observância às práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis”.

No final de semana, o presidente Jean Paul Prates já havia falado sobre possíveis reajustes a serem feitos ainda nesta semana. Segundo ele, é preciso adquirir um equilíbrio entre o balanço de ajustes fiscais dentro da própria companhia:

“Não precisamos voltar ao tempo em que não houve nenhum reajuste no ano inteiro. Em 2006 e em 2007 aconteceu isso. E também não precisamos viver dentro da maratona de 118 reajustes para um único combustível, como foi em 2017, o que levou à crise enorme da greve dos caminhoneiros”, disse.

Como a Petrobras define o valor do combustível?

A Petrobras utiliza um mecanismo chamado de “política de preços” para determinar o valor dos combustíveis. Essa política é baseada em três principais componentes: cotação internacional do petróleo, taxa de câmbio e custos de importação.

A cotação internacional do petróleo é um dos principais fatores, pois a Petrobras é uma empresa integrada, ou seja, ela atua tanto na produção quanto na comercialização de petróleo e derivados. No entanto, a governança também afeta diretamente na tomada de decisão da companhia.