Conhecido por fazer críticas sobre os álbuns recém-lançados, o Pitchfork tratou de mudar a avaliação que tinha feito sobre o “Born To Die”, lançado por Lana Del Rey, em 2012.
Ao justificar a mudança, a publicação escreveu: “Mas então, às vezes, nossos sentimentos mudam. Nossos preciosos pequenos sentimentos inconstantes! A verdade é que estamos sempre litigando como nos sentimos sobre uma peça musical, revisando opiniões com base no contexto, na cultura, em quem nos tornamos, quem já fomos”
“Não podemos mudar o que dissemos, mas quase sempre mudamos a forma como nos sentimos sobre isso, tanto de pequenas como de grandes dimensões“, disse ainda. Antes, a publicação tinha dado a nota de 5.5 para o disco da cantora e, agora, o valor aumentou para 7.8. Sobre o álbum de Lana, o Pitchfork comentou:
“É difícil descrever o quanto a discussão em torno de Lana Del Rey foi exacerbada em 2012, quando os críticos olharam sua persona femme fatale com cinismo e você não conseguia rolar um painel do Tumblr sem passar por uma coroa de flores. Mas, tarde da noite naquele verão, saí para uma longa viagem, coloquei para tocar o CD e percebi que a estrada aberta que era o ‘Born To Die’, toda superfície lisa e brilhante e o perigo mais arriscado ao redor, do tipo onde você está a vítima”.
“Há muito espaço para calcular mal; algumas faixas mais fracas aparecem no final, e o canto às vezes é menos do que polido – o melhor material de Lana dos primeiros tempos é o EP Paradise, mas Born to Die acabou sendo um sinal do que está por vir, como o gênero – baladas pop magnéticas com batidas de hip-hop e o langor arqueado e depressivo que está mais popular do que nunca“, completou.
A mesma nota tinha Prince, com “Musicologia“, de 2004. Agora, o cantor ganhou também o 7.8. “Não fiquei surpreso com o fato de que a revisão de Musicologia de 2004 da Pitchfork foi bem morna. É legal gostar de Prince agora, e sem dúvida esse não era o caso em 2004. O que é uma pena, porque esse álbum do final da carreira é uma grande obra-prima em uma escala menor. (…) Ele não está necessariamente mirando os mesmos alvos que atingiu nos anos 1980, mas este retrato em miniatura contém tudo o que ele lutou em toda a sua carreira“, comentou.
Lana e Prince não foram os únicos a terem suas notas alteradas. Charli XCX também ganhou uma nova avaliação com o EP “Vroom Vroom“, de 2016. O disco saiu de 4.5 para 7.8 e ganhou a justificativa:
“O EP Vroom Vroom não ofereceu uma resposta clara, combinando letras frívolas que soavam mais ou menos como ‘Lamborghini, biquíni, abobrinha eenie-meanie’ com produção esmagadora – cortesia de SOPHIE – mais chocante do que anteriormente mostrado no trabalho de Charli. Hoje em dia, não parece tão extremo. E quando você não pensa muito sobre isso, é muito divertido“.