ECONOMIA

PIS/PASEP: saiba como contestar a reprovação do benefício

Trabalhador pode recorrer ao PIS/PASEP não aprovado (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Os trabalhadores com carteira assinada que se encaixam nas regras já começaram a receber os depósitos do PIS/PASEP 2023. Para ter direito ao benefício, precisa atender todos os critérios. No entanto, em alguns casos, podem ter problema e terão que recorrer.

O benefício é concedido como abono salarial e é pago anualmente como uma forma de gratificação. Neste ano, o valor máximo que pode receber é R$ 1.302. Trabalhadores com carteira assinada e que ganham até dois salários mínimos por mês têm direito a receber.

Vão receber o PIS/PASEP 2023 os trabalhadores que têm direito ao abono salarial no ano de referência. Neste caso, o ano de 2021. Mas é preciso estar dentro das regras.

O cidadão precisa atender aos seguintes critérios para receber o benefício: inscrição nos programas do PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; trabalho com carteira assinada por, pelo menos, trinta dias consecutivos ou não; ter recebido o equivalente a até dois salários mínimos; dados trabalhistas atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

No entanto, é preciso ter bastante atenção. Isso porque, muitos trabalhadores se atentam principalmente a requisitos como trabalhar de carteira assinada, valor da remuneração e tempo de inscrição no programa.

Uma parte importante é estar com tudo certo na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Para ter o PIS/PASEP aprovado, o trabalhador tem que obrigatoriamente ter seus dados cadastrados no RAIS. O envio das informações é feito pela empresa. Se a empresa contratante não repassou os dados dos funcionários para o cadastro no RAIS, o abono salarial não é liberado.

PIS/PASEP não foi aprovado: o que fazer?

Caso tenha cumprido todos os critérios para receber o PIS/PASEP, mas não teve a aprovação do benefício por causa da falta de repasse dos dados ao RAIS pelo contratante, o funcionário pode abrir uma ação judicial e exigir o pagamento.

Documentos necessários para o saque

O trabalhador pode efetuar o saque do PIS/PASEP com o Cartão Cidadão. Caso não tenha o cartão, pode fazer a retirada apresentando um documento oficial: Carteira de Identidade; CTPS modelo informatizado; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo); Identidade Militar; Carteira de Identidade de Estrangeiros; Passaporte (com emissão no Brasil ou no Exterior); Carteira Funcional reconhecida por Decreto.

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago