Novo grupo tem dinheiro esquecido para receber; confira como

(Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Novo grupo de pessoas pode receber dinheiro esquecido (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O Banco Central (BC) liberou recentemente o saque do dinheiro esquecido por meio do Sistema Valores a Receber (SVR). E um novo grupo incluso tem um montante de R$ 1,1 bilhão para retirar.

As consultas no Banco Central tiveram início no dia 28 de fevereiro e os saques começaram na última terça-feira, dia 07 de março. Neste ano, ao contrário do que aconteceu no ano passado, os cidadãos podem sacar o valor de algum familiar que já faleceu. Mas é preciso ser herdeiro, inventariante, testamentário ou representante legal da pessoa.

Neste caso, no entanto, o resgate é feito de forma diferente. A consulta no Sistema Valores a Receber é feita em nome do cidadão já falecido. No caso de ter algum dinheiro esquecido para sacar, a quantia deverá ser retirada pela conta Gov.br do herdeiro ou do representante legal. A conta do cidadão no site do Governo Federal precisa ser do nível prata ou ouro.

De acordo com o Banco Central, há um montante de R$ 1,137 bilhão em dinheiro esquecido que está em nome de 2,58 milhões de pessoas que já morreram.

Como consultar e resgatar o dinheiro esquecido?

A consulta no Sistema Valores a Receber pode ser feita pelo site do Banco Central. Se for pessoa física ou empresa e tiver algum dinheiro esquecido para saque, é só fazer o login no Gov.br e o resgate do valor acontece instantaneamente por meio de PIX na conta em que a chave do CPF está cadastrada.

Já no caso do valor a receber da pessoa falecida o cidadão deve seguir o passo a passo. Acesse o SVR e clique em “Sistema Valores a Receber”; Informe o número de CPF e a data de nascimento do falecido; Caso tenha dinheiro esquecido disponível, clique em “Acessar o SVR”; Faça login em Gov.br e clique em “Dinheiro de pessoa falecida”; Ali é informada a quantia em faixa de valores e não o valor exato, além da instituição bancária em que o dinheiro está guardado; Depois disso, o herdeiro deve entrar em contato com a instituição indicada para saber qual é o procedimento para receber a quantia.