Novo álbum do Artic Monkeys: músicas, data de lançamento e mais

Após quatro anos desde o lançamento do último álbum de estúdio, o Artic Monkeys anunciou nesta quarta-feira (24), no perfil oficial  no Twitter, a data de lançamento do sétimo álbum da banda. O novo trabalho se chamará ‘The Car’ e chegará nas plataformas digitais no dia 21 de outubro.

Artic Monkeys
Artic Monkeys anunciam data de lançamento do novo álbum. (Foto: Divulgação).

O projeto contará com 10 faixas inéditas. Entre elas, “I Ain’t Quite Where I Think I Am“, canção que foi tocada ao vivo pela banda nesta terça (23) durante um show na Suíça. ‘The Car’ foi gravado em estúdios de Paris, Londres e um antigo monastério na área rural de Suffolk, um condado da Inglaterra. A produção é de James Ford.

O que se sabe até aogra sobre o disco é que ele terá menos rock do que o anterior, incluindo riffs mais leves. Matt Helders, baterista do grupo, explicou durante um evento que o som do novo projeto seguirá o que foi feito no álbum anterior, ‘Tranquility Base Hotel & Casino’ (2018).

“O disco continua a partir de onde o outro parou musicalmente,” afirmou. “Quero dizer, nunca será como ‘R U Mine?’ e tudo isso novamente. Há alguns riffs, e é um pouco mais animado, mas não é para tocar alto. É difícil explicar,”, completou.

Em um comunicado enviado à imprensa, a banda afirmou que o álbum “encontra os Arctic Monkeys correndo soltos em um novo e suntuoso cenário musical e contém algumas das performances vocais mais ricas e gratificantes da carreira de Alex Turner.

Apesar da tendência a continuar a sonoridade da obra anterior, ao The Big Issue, Alex Turner contou que o disco tem uma grande diferença em relação ao seu antecessor:

“A ficção científica está fora de questão”. “Acho que chegamos mais perto de uma versão melhor de um som geral mais dinâmico com este álbum. As cordas entram e saem de foco e isso foi um movimento deliberado e espero que tudo tenha seu próprio espaço”, explicou.

O novo álbum chegará pouco dias antes do show que o Artic Monkeys fará no Brasil, como parte do line-up da primeira edição do festival  Primavera Sound, em São Paulo, no dia 5 de novembro, além de mais três apresentações no Rio de Janeiro e em Curitiba.