A polêmica que envolve a capa do álbum “Nevermind”, do Nirvana, parece ter ganhado mais um capítulo. Diante do processo aberto por Spencer Elden, o bebê que aparece na imagem, algumas medidas talvez precisem ser tomadas pela banda.
O baterista Dave Grohl declarou em uma entrevista ao The Sunday Times que está pensando em algumas ideias para a nova arte que deverá ser usada no relançamento do disco, por conta do 30º aniversário do trabalho.
“Tenho muitas ideias de como devemos alterar essa capa, mas veremos o que acontece. Vocês saberão em breve. Tenho certeza que vamos encontrar algo bom”, disse Grohl na entrevista para o The Sunday Times.
A possível mudança se deve por conta do processo movido por Spencer, o bebê do “Nevermind”. Ele alega que a imagem da capa do disco da banda é uma forma de exploração sexual da sua imagem.
No processo que abriu contra os músicos da banda, Kurt Cobain (representado pela viúva Courtney Love), Dave Grohl e Krist Novoselic, além do fotógrafo Kirk Weddle e a gravadora DGC Records, Spencer Elden pede uma indenização em dinheiro. O valor é de US$ 150 mil, o que equivale a cerca de R$ 800 mil na cotação atual.
Com o anúncio da edição comemorativa pelos 30 anos do álbum, Spencer veio a público e deu entrevistas nas quais diz que vai exigir que a sua imagem, que tornou a capa do disco uma das mais icônicas da história do rock, não seja utilizada no relançamento.
No último dia 24 de setembro, o álbum completou 30 anos e a gravadora Universal Music anunciou um relançamento, previsto para novembro, para comemorar o aniversário. A informação deixou os fãs da banda animados, mas pelo visto o protagonista da foto não ficou feliz com a notícia.
A reedição comemorativa se chamará “Nevermind 30th Anniversary” e chega recheada de novidades. O relançamento trará faixas inéditas, versões ao vivo e uma remasterização em alta resolução. Ao todo serão 94 faixas de áudio e vídeo, sendo 70 inéditas. Um mega produto a altura da comemoração.
Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.