Nirvana: ciclista recria capa de “Nevermind” com GPS; veja o resultado

Já imaginou pedalar 150km e, ao final do percurso, ter uma obra de arte pronta? Pois foi isso que o ciclista Pete Stokes, de 44 anos, fez. Ele circulou de bicicleta pelas ruas de Adelaide, sua cidade natal, na Austrália, para recriar a capa do disco “Nevermind”, do Nirvana.

publicidade
Bebe de Nevermind Nirvana
Capa do Nevermind recriada por ciclista com ajuda de aplicativo de GPS (Imagem: reprodução)

Para conseguir recriar a capa do álbum, que comemorou 30 anos de lançamento no último dia 24 de setembro, Stokes usou o aplicativo Strava, muito utilizado entre ciclistas. Foram cerca de 8 horas de exercício e arte, mas com parada para reabastecer as energias com alguns lanchinhos.

publicidade

Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ele contou sobre a motivação para prestar essa bela homenagem ao aniversário de 30 anos do disco:

“O Nirvana tem o seu lugar na minha coleção de discos. Quando esse álbum foi lançado, eu estava no ensino médio — eu tinha cerca de 14 anos, que é quando você está formando o seu amor pela música”, disse ele.

Stokes já fez algo parecido outras vezes. Ele também usou o aplicativo de localização para fazer uma homenagem ao compositor Beethoven, para comemorar seu aniversário de 250 anos. Além disso, ele costuma viajar pela Austrália fazendo outros desenhos como dragões, raposas, dinossauros e até mesmo um traço de uma selfie.

publicidade

Polêmica envolvendo o Nirvana

Contudo, nem todo mundo aproveitou a comemoração de 30 anos do “Nevermind” para homenagear o Nirvana. Spencer Elden, bebê que aparece na capa do álbum icônico, abriu um processo contra a banda e os envolvidos na produção da foto. Ele alega que foi explorado sexualmente.

No processo que abriu contra os músicos da banda, Kurt Cobain (representado pela viúva Courtney Love), Dave Grohl e Krist Novoselic, além do fotógrafo Kirk Weddle e a gravadora DGC Records, Spencer Elden pede uma indenização em dinheiro. O valor é de US$ 150 mil, o que equivale a cerca de R$ 800 mil na cotação atual.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

Rick Elden, pai de Spencer e amigo de Kirk Weddle, autor da foto, contou em 2008 numa entrevista à NPR como a foto foi produzida: “Kirk Weddle nos ligou e disse: ‘ei, Rick, quer ganhar 200 pratas e jogar seu filho na piscina?’ Ele disse que estava tirando fotos de crianças a semana toda e nos convidou ao Rose Bowl. Acabamos fazendo uma grande festa na piscina. Ninguém tinha a menor ideia do que aconteceria”, disse.

O que você achou? Siga @mixmebrasil no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Marcelo Argôlo

Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.

Veja mais ›
Fechar