Nelly Furtado cobra direitos autorais sobre o hit “Lovezinho”

Nelly Furtado e Treyce, em edição gráfica.
Nelly Furtado dançou o hit Lovezinho há alguns dias e fez a web tremer (Foto: Reprodução/Divulgação)

Junto com o sucesso vem grandes responsabilidades, inclusive as judiciais. O compositor de “Lovezinho”, um dos maiores hits do Carnaval deste ano (2023), foi notificado judicialmente pelo uso da melodia da canção “Say It Right”, um grande hit de 2006 que tem Nelly Furtado nos vocais. A versão brasileira ganhou destaque após o  influenciador digital Xurrasco 021 fez um vídeo dançando a mesma.

Apesar de ter chamado a atenção da web após dançar o hit, com direito a coreografia e tudo, a empresa responsável pela carreira da cantora canadense enviou o famoso “processinho” para WK, o compositor de Lovezinho. Ele ficou ciente da situação da cobrança por direitos autorais e não se opôs a isso.

Em entrevista ao podcast Ouviu, do G1, WK disse que está aberto a compartilhar os direitos autorais com Nelly Furtado e seus produtores. De acordo com a Sony, empresa responsável pelos direitos de Nelly, o acordo veio após um pedido da própria cantora. 

WG diz que é muito justo que ocorra a divisão dos direitos, e automaticamente também dos lucros, com Nelly Furtado. O compositor brasileiro acha que o valor justo para a divisão seria de 20% dos ganhos, porém todos os detalhes ainda estão sendo acertados pelas empresas de Nelly, Treyce, vocalista do hit brasileiro, e WG.

TREYCE FALA SOBRE O SUCESSO DE LOVEZINHO

Treyce falou mais um pouco sobre o grande estouro que Lovezinho teve no Carnaval e pela plataforma de vídeos TikTok, que foi responsável pela divulgação orgânica da música. A cantora fala que antes do hit estava um pouco desmotivada da carreira enquanto artista e que isso trouxe um novo ar para que ela pudesse criar.

O curioso é que antes de Lovezinho estourar, eu estava passando por uma fase meio desacreditada, desmotivada. A gente trabalha e demora para ser reconhecida. Isso estava me deixando triste. Agora estou com mais de 50 mil seguidores no Instagram. Em todos lugar que vou, me parar pra tirar foto. Isso me deixa muito feliz. Agora é seguir nesse segmento, do brega, do funk”.

A cantora ainda fala sobre seu futuro e em como Lovezinho mudou sua vida. “Essa música me trouxe muitas oportunidades que eu nunca imaginei. Recebi proposta de turnê pelos Estados Unidos, estou montando uma equipe para me ajudar, porque até agora minha mãe é minha empresária. Amo música desde que me entendo por gente. Desde pequenininha, gosto de dançar funk. Fazia balé e cantava na igreja. Sempre amei funk. Até hoje. Fazer pop é melhor, por questões comerciais, mas sempre que dá eu lanço funk. Me inspiro em Anitta, em Luísa Sonza e Rihanna”.