Mulheres de Areia 30 anos: relembre a novela que eternizou as gêmeas Ruth e Raquel

Mulheres de Areia
Mulheres de areia completa 30 anos nesta quarta-feira (1). (Foto: Globo).

Mulheres de Areia, um das novelas de maior sucesso no horário das 18h, da Globo, completa 30 anos nesta quarta-feira (1). O primeiro capítulo da trama escrita por Ivani Ribeiro foi ao ar no dia 1º de fevereiro de 1993 e se tornou um dos maiores sucessos daquele ano e da década de 1990.

A trama conta a história das gêmeas Ruth e Raquel, personagens eternizados por Gloria Pires. Ruth se apaixona por Marcos (Guilherme Fontes) os dois vivem um romance que sofre interferências da irmã idêntica, que ambiciona a fortuna do galã. O único que percebe as reais intenções de Raquel é Tonho da Lua (Marcos Frota), um homem com problemas mentais, que faz esculturas de areia na praia.

A produção é um remake da primeira versão da novela que foi ao ar em 1973, na extinta TV Tupi, e tinha a atriz Eva Wilma interpretando as irmãs. Inicialmente, A segunda edição da obra estava prevista para ir ao ar em junho de 1992, após Felicidade (1991-1992), no entanto, Gloria Pires ficou grávida da filha Antônia e com isso a segunda versão da história foi adiada para o ano seguinte.

A ideia de regravar Mulheres de Areia veio originalmente em 1990, porém o projeto foi arquivado e retomado mais tarde. Inicialmente, Cláudia Abreu estava sendo cotada para viver as gêmeas, mas o nome de Glória Pires acabou se consolidando como o ideal para as duas protagonistas.

Em pouco tempo no ar, a novela se tornou um fenômeno de audiência. A medição do Ibope chegou a registrar uma média final de 50 pontos, na Grande São Paulo. Um grande feito para o horário, na época, chegando a superar os números da novela das 19h, O Mapa da Mina (1992-1993).

A obra também foi um sucesso no exterior, sendo vendida para países como Bélgica, Canada, Estados Unidos, Espanha, Grécia, Cuba, Argentina, Portugal e outros. há relatos de que na Rússia, o governo exibiu o último capítulo no dia em que haveria eleição no país. O objetivo era fazer com que a população não viajasse no feriado e pudesse votar.

Ainda estiveram no elenco de Mulheres de Areia, Susana Vieira, Raul Cortez, Viviane Pasmanter, Humberto Martins, Laura Cardoso, Paulo Beti, Paulo Goulart, Andrea Beltrão, Nicete Bruno, Jonas Bloch, Evandro Mesquita e muitos outros. A direção geral é de Wolf Maya.

A trilha sonora da novela conta com sucessos que marcaram a época como o tema de abertura com Sexy Iemanjá, de Pepeu Gomes, A Vida é Festa, da Banda Beijo, Fantasia Real, de Biafra e Caminhos Cruzados de Gal Costa.

A trilha internacional conta com hits icônicos como “Bed Of Roses”, de Bon Jovi; “Forever In Love”, de keny G; “Simple Life” de Elton john, “Looking At My Girl”, do Double You; “No Ordinary Love”, de Sade; “Easy”, do Faith No More e outros. Mulheres de Areia está disponível no Globoplay, para assinantes.

Relembre a abertura de Mulheres de Areia: