Morre Cynara, integrante do grupo vocal brasileiro Quarteto em Cy

Quarteto em Cy
Cynara, do Quarteto em Cy, morreu nesta terça-feira (11). (Foto: Marcelo Castello Branco/Divulgação).

Morre Cynara, integrante do grupo vocal brasileiro Quarteto em Cy

Morreu esta terça-feira (11), no Rio de Janeiro, a cantora Cynara, integrante do Quarteto em Cy, um dos grupos vocais mais importantes da música popular brasileira, formado em 1964 com as irmãs Cyva, Cybele e Cylene. A cantora estava internada no Prontocor da Tijuca com pneumonia.

Segundo as informações do jornal O Globo, o quadro da artista se agravou após complicações na recuperação de uma cirurgia em decorrência de uma fratura no fêmur, ocorrida durante uma queda, na semana passada. A causa da morte foi insuficiência respiratória. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório.

Trajetória do Quarteto em Cy

As quatro irmãs do Quarteto em Cy nasceram em Ibirataia, na Bahia, e se mudaram ainda jovens para o Rio de Janeiro, já iniciando a carreira na música, contando com o apoio do poeta e compositor Vinícius de Moraes, que as chamava carinhosamente de “baianinhas”. A estreia oficial do Quarteto em Cy aconteceu no dia 30 de junho de 1964, no Bottles Bar, no Beco das Garrafas.

Ainda no mesmo ano, o grupo gravou seu primeiro LP, “Quarteto em Cy”, e no ano seguinte participaria do disco clássico “Afro-sambas com Vinicius de Moraes e Baden Powell”. Em 1966, Cylene foi substituída por Regina Werneck e o conjunto viajou para os Estados Unidos, onde foi rebatizado de Girls From Bahia.

Lá, elas gravaram LPs , fizeram shows e participaram de programas de TV. Em 1968, Cynara e Cybele se desligaram do Quarteto em Cy, atuando em dupla até o ano seguinte. Neste periodo, Cynara se casou com Ruy Faria, integrante do grupo MPB4. A música, no entanto, não perdeu seu prestigio ao longo dos anos.

Festival da Canção em 1968

Junto com Cybele, Cynara protagonizou um dos momentos históricos da música brasileira, ao interpretar “Sabiá”, canção de Tom Jobim e Chico Buarque, vencedora do histórico Festival Internacional da Canção de 1968, no Maracanãzinho. A vitória gerou polêmica e resultou em uma das maiores vaias da era dos Festivais.

Em 1970, o Quarteto em Cy deu uma pausa nas atividades, reestruturando-se, dois anos depois, com Cyva, Cynara, Sonia e Dorinha Tapajós. Essa formação, que contou ainda com a direção musical de Luís Cláudio Ramos, seguiu até 1983.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!