Lasse Wellander, guitarrista que trabalhou com o ABBA, morre aos 70 anos

ABBA
Lasse Wellander, guitarrista parceiro do ABBA, morreu aos 70 anos. (Foto: divulgação).

Lasse Wellander, guitarrista que trabalhou com o ABBA, morre aos 70 anos

Lasse Wellander, guitarrista que foi parceiro do grupo ABBA em muitos dos seus maiores sucessos, morreu na última sexta-feira (7), aos 70 anos, por complicações de um câncer. A notícia foi confirmada pela família no perfil do músico no Facebook. Em comunicado, os familiares informaram que Lasse faleceu ‘cercado por seus entes queridos’.

“É com indescritível tristeza que temos que anunciar que nosso amado Lasse se foi. Lasse recentemente adoeceu no que acabou sendo um câncer com metástases, e no início da Sexta-feira Santa ele morreu, cercado por seus entes queridos. Você foi um músico incrível e humilde como poucos, mas acima de tudo foi um marido, pai, irmão, tio e avô maravilhoso.”, diz o comunicado.

“Gentil, seguro, atencioso e amoroso… e muito mais, que não pode ser descrito em palavras. Um centro em nossas vidas, e é inacreditável que agora tenhamos que viver sem você. Nós o amamos e sentimos muito sua falta. Lena, Ludvig e Andréas”, completa a nota sobre Lasse Wellander.

Parceria com o ABBA

Desde o início da sua carreira, na década de 1960, Lasse Wellander passou por várias bandas suecas antes de firmar sua parceria com o ABBA pela primeira vez, nas gravações do terceiro disco de estúdio do grupo, lançado em 1975. suas participações podem ser ouvidas nas faixas “Intermezzo No. 1” e “Crazy World”.

A partir daí, o guitarrista aparece em quase todas as músicas e turnês do grupo até 1980, período em que tocou em hits como “Knowing Me, Knowing You”, “Take a Chance on Me”, “The Name of the Game”, “Voulez-Vous”, “Chiquitita”, “Super Trouper”, “The Winner Takes it All” e “Lay All Your Love on Me”, e muitos outros.

Pós fim do ABBA

Com o fim do ABBA em 1982, Lasse Wellander lançou vários álbuns solo e se firmou como um dos guitarristas mais aclamados da Suécia. Ele voltou a trabalhar com o quarteto gigante do pop durante a produção das duas versões do musical “Mamma Mia!”, tanto nos palcos quanto nos cinemas. Ele também esteve no último álbum lançado pelo grupo, “Voyage” (2021).