Ministra da Igualdade Racial anuncia mobilização internacional a favor de Vini Jr

Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco promete acionar autoridades sobre caso de racismo contra o jogador Vini Jr
Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco promete acionar autoridades sobre caso de racismo contra o jogador Vini Jr (Montagem: Reprodução)

Ministra da Igualdade Racial anuncia mobilização internacional a favor de Vini Jr

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, disse nesta segunda-feira (22) que acionará o Ministério Público da Espanha contra a LaLiga, a liga que cuida do futebol no país, por racismo. Segundo ela, além do último caso registrado neste domingo (21) contra o atacante brasileiro Vinicius Jr., a instituição tem histórico racista.

“A gente vai, através do Ministério Público [espanhol], notificar para que seja investigada LaLiga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só na coisa do ‘repudiamos’. Numa nota, sem ação concreta. Então a gente agora vai para cima com o Ministério Público de lá para que sejam notificados e investigados, e respondam pelos seus atos”, declarou.

O pronunciamento da Ministra Anielle Franco

Anielle afirmou que o movimento será conjunto com o governo espanhol e seu próprio ministro da Igualdade Racial. Ela declarou também que conversou, ainda no domingo, com a segunda vice-presidente espanhola, Yolanda Díaz, e que ambos os governos estão trabalhando juntos nesse tema.

“Agora a gente vai para cima das autoridades. Notificar, oficializar também para que tenha uma resposta, porque o histórico de LaLiga, ele não é um histórico bom. É um histórico bem racista. Ontem mesmo o próprio diretor [de LaLiga] quis colocar o Vini como sendo culpado por ter vivido ali esse próprio racismo”, afirmou.

O governo brasileiro publicou nota interministerial nesta segunda-feira, na qual repudia os ataques racistas a Vini Jr. e apela para a Fifa (Federação Internacional de Futebol), LaLiga e federação espanhola de futebol. Assinam a mensagem os ministérios das Relações Exteriores, Igualdade Racial, Esporte, Direitos Humanos e da Justiça e Segurança Pública.

Entenda o que aconteceu

Vinícius Júnior tem sido vítima de frequentes ataques racistas durante jogos do campeonato espanhol. O mais recente aconteceu durante jogo neste domingo (21) entre Valencia e Real Madrid, pela 35ª rodada do Campeonato Espanhol, que foi interrompido no segundo tempo após parte da torcida presente no estádio Mestalla chamar o brasileiro de “macaco”.

Em vídeos que circulam nas redes sociais e que foram gravados das arquibancadas do estádio de Mestalla, casa do Valencia, é possível ouvir coros de “mono” (macaco em espanhol). Aos 27 minutos do 2º tempo, Vini Jr. chama o árbitro, vai até a linha de fundo do campo e aponta para a arquibancada. É nítido que o atleta diz “é você”. A partida foi interrompida.

De acordo com o jornal As, 2 torcedores que insultaram o brasileiro foram identificados. Não é a 1ª vez que Vini Jr. é vítima de ofensas racistas. Em fevereiro de 2023, a LaLiga, responsável pelo Campeonato Espanhol, criou uma comissão só para cuidar dos casos de racismo contra o brasileiro. À época, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, disse que era preciso solucionar o problema.

A ministra lembra que Brasil e Espanha recentemente firmaram acordo de cooperação para investimento em políticas de combate ao racismo, e disse que vai articular com a segunda vice-presidente da Espanha, Yolanda Díaz, a expansão do acordo para a área do esporte. Mais cedo, o Ministério da Igualdade Racial já havia anunciado que vai notificar autoridades espanholas e a La Liga sobre as agressões a Vini.