Ministério Público espanhol pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude

Se complica a batalha judicial de Shakira na Espanha. O Ministério Público espanhol pediu oito anos e dois meses de prisão para a estrela, que está sendo acusada de sonegar 14,5 milhões de euros (R$ 76,8 milhões) entre 2012 e 2014, em impostos.

Ministério Público espanhol pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude (Foto: Reprodução/Instagram)
Ministério Público espanhol pede 8 anos de prisão para Shakira por fraude (Foto: Reprodução/Instagram)

Segundo as informações do jornal O Globo, o documento foi apresentado pela Procuradoria Provincial de Barcelona nesta sexta-feira (29), após a artista rejeitar um acordo com o Ministério Público na última quarta-feira (27), afirmando sua inocência e que estava disposta a ir a julgamento.

O Tribunal de Barcelona deverá decidir se deve finalmente abrir um julgamento oral para Shakira, que ainda pode chegar a um acordo com o Ministério Público até o último momento.

Em sua carta, o Ministério Público acusa Shakira de ter usado um “quadro corporativo” criado para evitar o pagamento de impostos na Espanha nos anos de 2012, 2013 e 2014, apesar de já ter residido no país por mais de 183 dias por ano estipulado por lei, ou seja, a artista teria simulado que não morou no país para não pagar impostos.

A instituição pede pena de mais de oito anos de prisão e o pagamento de uma multa de quase 24 milhões de euros (R$ 127 milhões).