Mateus Carrilho sofre golpe grave e faz alerta aos fãs: ‘Não sou eu’

O cantor pop Mateus Carrilho revelou que foi vítima de um crime digital por WhatsApp na noite desta segunda-feira (3). O anúncio do golpe foi realizado em um comunicado escrito pelo artista na ferramenta Stories do Instagram, com o intuito de alertar aos fãs sobre a prática de golpistas.

Mateus Carrilho
Mateus Carrilho durante o clipe de “Privê”. (Foto: Reprodução/ YouTube)

O famoso afirmou que teve o seu número do aplicativo WhatsApp clonado e que os bandidos estavam usando o contato para pedirem dinheiro se passando por ele. Clonaram meu número e estão pedindo dinheiro, não sou eu. Colocaram até minha foto no WhatsApp.”, afirmou.

Ultimamente, crimes virtuais como o sofrido por Mateus Carrilho se tornaram corriqueiros e, famosos e anônimos têm tido seus perfis hackeados no aplicativo de mensagens instantâneas. Em 2017, a drag queen Pabllo Vittar teve o seu canal do YouTube invadido. Na época, os criminosos excluíram o clipe de “K.O”, que contabilizava mais de 100 milhões de views na época.

Neste ano, o youtuber e influenciador digital Lucas Lira também teve o seu canal invadido na plataforma. O nome do canal “Invento Na Hora” foi alterado, todos os vídeos arquivados e substituídos por conteúdos sobre investimentos. Na época, Felipe Neto entrou em contato com o YouTube para ajudá-lo a recuperar a conta.

O que fazer e como evitar a invasão

Quando a conta do WhatsApp é invadida, todas as informações presentes no aplicativo podem ser acessadas (conversas, fotos, áudios, vídeos, contatos…). Mas existe uma forma de evitar o acesso dos invasores, que é ativando a autenticação de dois fatores (ou confirmação em duas etapas).

Com a autenticação ativada, o aplicativo é bloqueado automaticamente quando ocorrer a tentativa de invasão. Agora, quando o número de telefone é clonado, o ideal é entrar em contato imediatamente com a operadora telefônica e solicitar o bloqueio da linha.

O sucesso de Mateus Carrilho

O foi alçado ao sucesso solo em 2017 junto com Pabllo Vittar, ao interpretar o hit “Corpo Sensual” ao lado da drag queen. A faixa foi um dos maiores hits do álbum de estreia da famosa, intitulado de “Vai Passar Mal”.

Em 2018, o cantor lançou seu primeiro EP, chamado “Não Nega”. “Privê” e “Sonzeira” (feat. Mc Tha) são as canções de destaque do projeto. “Privê” contabiliza mais de 9,1 milhões de views no YouTube. “Chega” (feat. Duda Beat e Jaloo), “Noite de Caça” (feat. Gloria Groove), “Inimigo do Fim” e “Toma” (feat. Tainá Costa), são alguns dos hits presentes no currículo de Mateus Carrilho.

O cantor também atuou como destaque da Banda, responsável por projetá-lo no cenário musical. O trio chegou ao fim em 2018.

Mateus Carrilho
Captura de tela do comunicado de Mateus Carrilho sobre a invasão de sua conta no WhatsApp. (Foto: Reprodução/ Instagram)