Marília Mendonça: o que se sabe sobre a investigação do acidente

No dia 5 de novembro de 2021, o Brasil perdeu uma das maiores vozes de todos os tempos da música sertaneja. A cantora Marília Mendonça faleceu aos 26 anos após um acidente aéreo, que caiu no município de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais. A artista iria cumprir uma agenda de shows em várias cidades mineiras, que não se concretizou.

A aeronave que caiu era um bimotor Beech Aircraft, da PEC Táxi Aéreo, de Goiás, prefixo PT-ONJ, com capacidade para seis passageiros. Segundo a Anac, o avião estava em situação regular e tinha autorização para fazer táxi aéreo. Além de Marília Mendonça, morreram na queda o produtor dela, Henrique Ribeiro, o tio e assessor, Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.

Um ano sem Marília Mendonça

Após sua morte, Marília Mendonça se tornou a artista mais ouvida nos streamings globais, com 28,6 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas do seu falecimento. Nos charts, os plays fizeram com que a cantora emplacasse 74 canções no Top 200 do Spotify no Brasil. Atualmente, o catálogo da sertaneja conta com mais de 8 bilhões de execuções.

Marília Mendonça
O avião de Marília Mendonça caiu em uma cachoeira em Minas Gerais (Reprodução/Instagram)

“O que a gente tem até agora na investigação, o que a gente sabe mediante depoimentos feitos é que o piloto não fez a manobra que se esperava, ele saiu da zona de proteção do aeródromo para fazer esse pouso. Então, é um fator que pode ter contribuído para que o acidente ocorresse”, disse o delegado regional de Caratinga, Ivan Lopes Sales, responsável pela investigação.

A investigação ainda não foi concluída. A apuração é realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB). Em nota, a FAB informou que os trabalhos de campo, chamados de ação inicial, e a coleta de dados e pesquisas sobre as condições da aeronave já foram concluídos.

De acordo com o relatório inicial do órgão, o avião caiu após atingir uma linha de distribuição de energia, perto de uma cachoeira em Piedade de Caratinga. A análise completa, com todas as informações, ainda não está disponível e, por isso, nenhuma conclusão pôde ser feita. A Rainha da Sofrência deixou seu filho Léo Dias Mendonça Huff, na época, com quase dois anos de idade.