Marília Mendonça deixa 324 hits para história da música brasileira

A artista Marília Mendonça, que morreu na última sexta (05) com apenas 26 anos, construiu e deixou um legado imenso para os que ficam, e principalmente, para a Música Popular Brasileira (MPB).

A cantora morreu em um acidente de avião, que levava a artista, o produtor Henrique Bahia, o tio empresário da cantora, Anicieli, além do piloto e do copiloto. Não houve sobreviventes.

Depois do seu triste falecimento, o Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad) contabilizou todas as músicas registradas pela cantora.

marilia mendonça
Marília Mendonça deixa 324 músicas para história da música brasileira
(Créditos: Reprodução)

Segundo o Ecad, são 324 canções registradas no nome da artista, além de 391 gravações dela ou cantadas por outros artistas.

Um número que não espanta vindo de uma artista de grande porte como Marília Mendonça.

Ainda de acordo com a instituição, 65% de tudo que ela recebeu de direitos autorais nos últimos dez anos vieram da execução de canções em rádio e shows. O restante vêm de execuções em televisão e som ambiente. “Marília foi uma artista essencial”, afirmou Ecad em nota.

Dessa imensidão de sucessos estão “Infiel”, “Até Você Voltar, (cantada na voz de Henrique e Juliano), “Supera”, “Todo Mundo Vai Sofrer” e “Eu Sei de Cor”, entre muitas que vão embalar eternamente a música sertaneja. 

“Até você voltar”, hit executado na voz da dupla Henrique & Juliano, composta por Marília e Juliano Tchula, foi a canção autoral da rainha da sofrência que mais tocou nos últimos anos, diante dos principais ramos de execução pública de música. 

Confira a nota de pesar do Ecad sobre a morte de Marília Mendonça na íntegra:

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lamenta profundamente e expressa o seu profundo pesar pela morte da cantora e compositora Marília Mendonça, conhecida como a “Rainha da Sofrência”, que faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 05 de novembro, em acidente aéreo, na serra de Caratinga, em Minas Gerais.

Neste momento de dor, a instituição se solidariza com familiares e amigos da artista e das demais vítimas fatais dessa tragédia.

A cantora de 26 anos era um dos ícones da música sertaneja e tinha diversos sucessos na carreira como “Infiel”, “Supera”, “Todo mundo vai sofrer”, “Eu sei de cor”, entre outras músicas de sua autoria e em parceria com outros artistas.

“Até você voltar”, em parceria com Juliano Tchula, foi a música de sua autoria mais tocada nos últimos 10 anos nos principais segmentos de execução pública de música.

No banco de dados do Ecad, ela tem 324 músicas e 391 gravações suas e de parceiros cadastradas. A maior parte de seus rendimentos em direitos autorais pela execução pública de suas músicas, nos últimos 10 anos, foi proveniente dos segmentos de Rádio e Show, que corresponderam a mais 65% do que foi destinado a ela.

Com sua percepção aguçada e letras que mostravam o sentimento de muitos brasileiros, Marília foi uma artista essencial para o sertanejo e fará muita falta na música brasileira.