Maria Bethânia toma posse como membro da Academia de Letras da Bahia

Maria Bethânia
Maria Bethânia toma posse na Academia de Letras da Bahia. (Foto: divulgação).

Maria Bethânia toma posse como membro da Academia de Letras da Bahia

Nesta quarta-feira (3), Maria Bethânia tomou posse na cadeira 18 da Academia de Letras da Bahia. A cantora foi eleita como membro da instituição em 2021. A cerimônia foi realizada no Palacete Góes Calmon, em Salvador. Em seu discurso, a artista listou escritores que a influenciaram e a emocionaram ao longo da sua trajetória.

Bethânia celebra autores e compositores

Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Patativa do Assaré e Sophia de Mello Breyner, foram alguns dos citados. Bethânia também homenageou os compositores que criaram letras para sua voz, como Caetano Veloso e Chico Buarque, ressaltando que a lista seria muito extensa, mas que citava os dois “como modo de saldar o compositor popular”.

“Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra. Assim, o meu agradecimento em primeiro lugar é para os autores, poetas, escritores de modo geral”, afirmou a artista em seu discurso durante a posse.

Música em projetos sociais

Maria Bethânia ainda mencionou o desfile da Estação Primeira de Mangueira, que a homenageou em 2016 com o enredo “Menina dos Olhos de Oyá” , “Que se sagrou campeã”, disse. Ainda foram citados trabalhos da artista que acabaram se convertendo em projetos sociais.

Foram lembrados o uso do álbum “Brasileirinho” em um projeto educacional, e o Bethânia Fulozinha que culminou em um jornal, o “Isso é onça”, em uma escola pública para crianças até 5 anos. A cantora ocupa a cadeira anteriormente ocupada pelo ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, e que tem como patrono Zacarias de Góes e Vasconcelos.

“Hoje é um dia especial. Essa academia está recebendo em primeiro lugar uma mulher, reconhecendo os laços entre literatura e música popular” afirmou. “Para mim é a uma distinção do lugar onde eu nasci, a Bahia, estação primeira do Brasil”, declarou Maria Bethânia.