O ano de 2021 foi extremamente rentável para a indústria cinematográfica.
Com a retomada dos cinemas ao redor do mundo e a consolidação do streaming, os estúdios de Hollywood aproveitaram para lançar seus blockbusters nas telonas.
A princípio, nos cinemas, filmes da Marvel, como “Shang-Chi” e “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa“, foram bem recebidos pelo público.
“No Way Home“, por exemplo, alcançou cerca de 1 bilhão de dólares na bilheteria mundial, tornando-se o primeiro filme a atingir esse marco desde o início da pandemia.
Além disso, o filme do Homem-Aranha agora está em 2º lugar na lista dos bilhões mais rapidamente conquistados pela Marvel, empatado com Vingadores: Guerra Infinita e atrás apenas de Ultimato.
Entretanto, da Disney, Eternos e Viúva Negra também tiveram sucesso, arrecadando ambos acima de 160 milhões de dólares em bilheteria.
Enquanto o filme da Viúva Negra teve um lançamento híbrido com o Disney+, Eternos foi lançado exclusivamente nos cinemas em novembro.
Posteriormente, além da Marvel Studios, Duna e Casa Gucci também se destacaram nas bilheterias de 2021.
Duna, da Warner Bros, teve uma abertura doméstica nos EUA de US$ 41 milhões
Considerada a melhor da Warner neste ano e a maior da carreira do diretor Denis Villeneuve.
Já o filme Casa Gucci, protagonizado por Lady Gaga, foi o drama mais rentável do ano, arrecadando mais de US$ 40 milhões nos EUA;
Sendo o único filme dramático adulto entre as 30 maiores bilheterias americanas de 2021.
Outra produção da Warner, Godzilla vs. Kong, acumulou mais de 460 milhões de dólares mundialmente.
Quanto à franquia 007, o filme Sem Tempo para Morrer, adicionado à lista, ultrapassou a marca de 770 milhões para os estúdios da Universal.
Netflix não fica pra trás
A Netflix também alcançou uma audiência significativa em 2021 com o filme “Alerta Vermelho“.
No caso do streaming, as companhias não ficaram muito atrás.
A Disney, com o lançamento híbrido no Disney+, obteve sucesso com animações como Encanto e Raya, bem recebidas domesticamente.
Em relação à Netflix, o filme de ação “Alerta Vermelho” foi um grande sucesso
Tornou-se o filme mais visto do serviço até o início de dezembro, com 50% dos usuários ao redor do mundo já tendo assistido.
Assim, o filme “Não Olhe Para Cima” segue o mesmo caminho.
Lançado na véspera do Natal, a produção com Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence e Meryl Streep tem sido muito comentada na web e ocupou o primeiro lugar no Top 10 Global de Netflix em todo o mundo.
Além disso, o blockbuster já foi assistido por 111 milhões de horas na plataforma.
Em conclusão, as grandes produções estão retornando aos cinemas, mas o conforto do streaming também conquistou as pessoas.
Formação em Jornalismo – Cursando Pós-Graduação em Redação Criativa e Redação para Mídias Digitais pela Universidade Nova de Lisboa – Portugal