ECONOMIA

Lula se preocupa e toma decisão após taxação repercutir negativamente

Lula pressionou para Ministério da Fazenda recuar em medida de taxar compras internacionais (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Lula se preocupa e toma decisão após taxação repercutir negativamente

Preocupado após repercussão negativa, Lula convocou uma reunião nesta segunda-feira (17) para tratar sobre a polêmica em torno da cobrança de imposto das varejistas asiáticas. Em encontro no Palácio da Alvorada, o presidente pediu uma saída do Ministério da Fazenda em relação à medida, considerada impopular por membros do governo, inclusive pela primeira-dama Janja Silva.

De acordo com informações da jornalista Andreia Sadi, do G1, Lula ficou preocupado diante da repercussão negativa após a notícia de que o governo acabaria com a isenção de imposto para compras internacionais abaixo de 50 dólares. Ele, inclusive, chegou a citar os comentários negativos das redes sociais durante a reunião. Além disso, Janja também apelou e alertou que a medida é impopular.

A nova medida e o recuo de Lula

Anteriormente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tinha anunciado uma fiscalização mais rígida em relação às compras online feitas em sites internacionais. A medida era vista como um dos meios para aumentar a arrecadação. O outro objetivo era fechar o cerco contra empresas que se passam por pessoa física para fugir do imposto.

Isso porque, na regra atual não é cobrada a tributação de quem importa pela internet no valor de até 50 dólares, mas desde que seja de pessoa física para pessoa física. O governo ainda analisa como acontecerá o recuo após a repercussão negativa. Na reunião, Lula afirmou o desejo de manter a isenção de pessoa física para pessoa física alegando que não quer “afetar pessoas comuns”.

Esclarecimento do governo

Após a repercussão na semana passada, o Ministério da Fazenda chegou a divulgar uma nota sobre a medida. “A respeito de notícias que têm circulado em redes sociais mencionando o ‘fim da isenção de U$ 50 para compras on-line do exterior’, o Ministério da Fazenda esclarece:

Nunca existiu isenção de US$ 50 para compras on-line do exterior. Portanto, não faz sentido afirmar que se pretende acabar com o que não existe. Nada muda para o comprador e para o vendedor on-line que atua na legalidade.

O que o Ministério da Fazenda pretende fazer é reforçar a fiscalização. A partir da Medida Provisória, o exportador vai ter que prestar declaração antecipada com dados do exportador e de quem compra, além do produto. Sobre o fim dos US$ 50,00 de isenção de pessoa física para pessoa física, o Ministério da Fazenda esclarece:

Esse benefício – que deixará de existir – se aplica somente para envio de pessoa física para pessoa física. Se, com base nele, empresas estiverem fracionando as compras, e se fazendo passar por pessoas físicas, estão agindo ilegalmente. Com as alterações anunciadas, não haverá qualquer mudança para quem, atualmente, compra e vende legalmente pela internet.

As mudanças vão beneficiar o consumidor que vai receber suas compras on-line mais rápido, com mais segurança e qualidade. Isso porque os produtos terão o processo de liberação agilizado, a partir das informações prestadas pelo vendedor legal, enquanto ainda estiverem em trânsito para o país. Beneficiam-se também as empresas brasileiras, sobretudo as pequenas empresas, que são as que mais empregam e pagam corretamente os seus tributos.”

Últimas Notícias

  • Portugal

WiZink Rewards: Máximo de Recompensas, Mínimo de Esforço.

À medida que a economia se torna mais complexa e a gestão financeira mais exigente,…

4 semanas ago
  • Espanha

Libera tu Potencial Financiero con la Tarjeta Mastercard Plazo.

En el contexto financiero actual, contar con soluciones de crédito flexibles y confiables es fundamental…

1 mês ago
  • Espanha

Préstamo Santander: Soluciones Financieras al Alcance de Todos.

Buscando soluciones financieras para materializar sueños o satisfacer necesidades, es esencial seleccionar un socio confiable…

1 mês ago
  • França

Carte HSBC: Ouvrez la Porte à une Finance Globale

La Carte HSBC est présentée comme une solution bancaire de choix, offerte par HSBC, un…

1 mês ago
  • Índia

Boost Your Financial Power: PaySense Loan Solutions.

Embarking on a journey toward financial empowerment with PaySense Loans opens doors to realizing your…

1 mês ago
  • Curiosidades

Carta di credito UniCredit: vantaggi e applicazione

Immagina di poter goderti il ​​meglio dell'Italia e del mondo con sorprendente semplicità e vantaggi…

1 mês ago