Luci Pereira, atriz de Travessia, expõe ataques xenofóbicos e faz desabafo

Luci Pereira
Luci Pereira desabafa sobre ataques xenofóbicos. (Foto: divulgação).

A atriz Luci Pereira, que interpreta a personagem Creusa, em Travessia, usou o seu perfil no Instagram para fazer um desabafo sobre ataques xenofóbicos que sofreu em um estabelecimento na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

Luci contou que foi parada por um homem, ao entrar no mercado e ele começou conversar sobre o trabalho dela, até que perguntou de onde a atriz era. Ela respondeu que era de Campina Grande, na Paraíba. Logo em seguida o indivíduo disse para ela voltar ao estado natal, e xingou o sotaque da artista: “Sotaque feio”.

“Como uma mulher que fala feio está fazendo novela”, continuou o homem. Após as ofensas, Luci se afastou e o deixou falando sozinho. A atriz relatou que sentiu medo de discutir com ele naquele momento e que esta não é a primeira vez que ela foi vítima de xenofobia.

“Hoje pela manhã fui abordada por um senhor de aproximadamente uns 70 anos na Barra da Tijuca, que me xingou de todas as formas por conta do meu modo de falar “sotaque nordestino” deixei ele falando sozinho e o mesmo continuou com os ataques, eu não quis entrar em discussão por medo de radicalismo.”, escreveu Luci na legenda do post.

“Eu nunca fui de ficar abalada por me mandarem voltar pro nordeste, ou zombarem do meu sotaque moro em outro estado a 25 anos já passei muito por isso.
A intolerância de pessoas assim nos dias de hoje é muito perigoso.”, completou.

A paraibana segue contando outras ofensas que recebeu. Ela conta que já escutou que só interpreta empregadas por ser nordestina, e que se tivesse nascido em outro estado, faria outros tipos de personagens. “Para mim, como atriz, o personagem que vier eu vou lá e faço. Eu tô fazendo o que gosto e eu tô ganhando para isso. Eu sobrevivo disso”, rebateu.

Ela cita outros personagens da sua carreira que não foram empregadas domésticas como Cecília Raposeiro, de Velho Chico, e Cesária, de Alexandre e Outros Heróis. Luci completa o desabafou afirmando era muito triste presenciar pessoas cheias de ódio e rancor e reforçando que tem orgulho de ser nordestina.

Nos comentários, várias pessoas elogiaram o sotaque da atriz e criticaram os ataques xenofóbicos sofridos por ela. “Você é única Luci, mora no meu coração!!!”, escreveu Dira Paes.

“Mas o que é isso???? Que coisa horrorosa!! Inacreditável!!! Vc é linda, maravilhosa, uma grande atriz – premiada!! – pessoa incrível, sotaque que eu amo!!!! Que coisa surreal, Luci… Onde nós estamos!!?”, escreveu a atriz Claudia Mauro.

Assista ao vídeo do desabafo de Luci Pereira: