Lizzie Bravo: quem foi a única brasileira a cantar com o Beatles?

Na última segunda-feira, 04 de outubro, a cantora e fotógrafa Lizzie Bravo morreu de problemas cardíacos. Elizabeth Villas Boas Bravo, nome completo da artista, tinha 70 anos e faleceu em casa no Rio de Janeiro, sua cidade natal.

Lizzie Bravo
Lizzie Bravo, a única brasileira a cantar com os Beatles, morreu na última segunda (04). (Foto: Divulgação)

Ela ficou conhecida por ter sido a única brasileira a gravar com os Beatles. Sua voz aparece na canção Across The Universe, em versão lançada no álbum coletivo beneficente No One’s Gonna Change Our World, editado em 12 dezembro de 1969.

A canção entrou no último álbum lançado pela banda, Let It Be, de 1970, mas sem os vocais de Lizzie Bravo. A versão com a brasileira aparece dentro da discografia dos Beatles nas coletâneas Rarities (1978) e Past masters (1988).

A própria Lizzie escreveu sobre o dia da gravação no seu livro Do Rio a Abbey Road, lançado em 2015 e esgotado em 2017. Ela conta que tinha chegado em Londres dia 17 de fevereiro de 1967 e a gravação aconteceu quase um ano depois, em 04 de fevereiro de 1968.

Ela não tinha ido à capital inglesa para a gravação, pelo contrário. Ela tinha apenas 17 anos e era mais uma fã da banda que costumava ir para a porta do estúdio tentar encontrar com os ídolos.

Contudo, naquele domingo de inverno londrino, Lizzie estava dentro do prédio que abrigava o estúdio para se proteger do frio ao lado de outras poucas beatlemaníacas, quando Paul McCartney perguntou se alguma delas sustentava nota aguda.

Lizzie sustentava a tal nota e foi assim que, juntamente com amiga inglesa, fez um dos vocais de Across The Universe.

Lizzie Bravo na porta do Abbey Road
Lizzie Bravo em Londres, na porta dos estúdios Abbey Road, onde gravou com os Beatles (Foto: Acervo pessoal Lizzie Bravo)

O livro de Lizzie Bravo ganhou uma segunda edição ampliada neste ano de 2021, além da ainda inédita edição em inglês.

A carreira dela como vocalista não ficou só nos Beatles. Ela ainda gravou com grandes nomes da música brasileira, como Alceu Valença, Alcione, Caetano Veloso, Djavan, Egberto Gismonti, Elba Ramalho, Ivan Lins, Joyce Moreno, Maria Bethânia, Maria Creuza, Milton Nascimento, Roberto Carlos e Zé Ramalho.

Lizzy deixa uma filha, a também cantora Marya Bravo.