Léo Lins é acusado de racismo em piada após vídeo viralizar

Imagem de Léo Lins
Léo Lins (Imagem: Reprodução / Instagram)

Léo Lins é acusado de racismo em piada após vídeo viralizar

Léo Lins teve seu especial de comédia “Pertubador”, retirado do Youtube por determinação do Tribunal de Justiça de São Paulo por ofender as minorias. Nesta apresentação, ele fez piadas com escravidão, deficiências, pessoas idosas, com religião e minorias. Diante de toda a polêmica, o vídeo viralizou, especialmente no trecho em que o comediante fala sobre a escravidão e foi detonada pelos internautas.

No trecho que viralizou, ele zomba: “Ah, o negro não consegue arrumar emprego, o negro não consegue arrumar emprego. Mas na época da escravidão já nascia empregado e também achavam ruim“. Depois de toda a repercussão, o perfil O Espelho Preto se manifestou e apresentou uma reflexão sobre os limites do humor.

“Então, qual o limite pro humor? Qual a graça em fazer chacota com pessoas negras, gordas, PCDs, LGBTQIAP+? Onde diminuir alguém é engraçado? Onde ‘tirar graça’ com a escravidão pode ser considerado como humor?”, questionou a página. “Desconfie sempre de quem se coloca como protagonista de uma luta que não lhe afeta […]“, disseram.

Indignadas, as pessoas comentaram a respeito do assunto. “Leo Lins e Fábio Porchat dois homens brancos, financeiramente privilegiados, que nunca vão passar sufoco por serem quem são e é que vemos o pacto da branquitude falando mais alto“, opinou o seguidor André. “Fabio Porchat achou que o que fizeram com o Léo foi censura, veja só, querem ofender as minorias de forma pesadas e não querem arcar com as consequências (ainda que poucas e brandas)“, comentou o perfil Pretinha.

Léo Lins se pronuncia

Depois de ler o seu processo, Léo Lins apareceu nos stories para comentar na quarta-feira (17). “Dormi pouco, umas três e meia da manhã, no sofá mesmo, e acordei cedo porque vou gravar um vídeo para vocês. Li o processo inteiro ontem… Surreal”, disse.

“Essa atitude do Ministério Público, para mim, é muito arbitrária, de remoção do meu especial. Vou gravar um vídeo comentando partes do processo. Segundo o meu advogado, é permitido, mas tenho que tomar muito cuidado porque tem várias coisas que se eu falar, vai piorar o processo, que em tese estou proibido de falar”, completou.

Fábio Porchat defende Léo Lins

Por meio de seu perfil no Twitter, Fábio Porchat não pensou duas vezes para defender Léo Lins. Segundo o apresentador, o que a Justiça fez foi uma “censura” com Léo Lins. “Não gosta de uma piada? Não consuma essa piada. Se a piada não incitou o ódio e a violência ela é só uma piada. Tem piada de todos os tipos, de pum e de trocadilho, ácida e bobinha. Tem piada de mau gosto? Tem também. Tem piada agressiva? Opa. Mas aí é só não assistir. Quem foi lá assistir ao @LeoLins adorou. Riram muito”, declarou e foi bastante criticado.

Assista: