Kanye West é processado após acusação de calote em produtora

O rapper e empresário Kanye West está sendo processado com a acusação de ter dado calote em uma produtora de Los Angeles, Califórnia. Essa produtora acusa o famoso de não pagar taxas após cancelar uma série de eventos, inclusive a audição do Donda 2, apresentação no Coachella 2022 e o show Free Larry Hoover com Drake. 

De acordo com a Phantom Labs, empresa que está processando West, o rapper garantiu que as contas não pagas seriam todas quitadas logo após o pagamento do cachê de US$ 9 milhões, que ele iria ganhar por ter participado do Coachella.

Kanye West
Kanye West é processado após acusação de calote em produtora (Imagem: Divulgação)

Acontece que a promessa não foi cumprida por parte do artista, uma vez que Kanye West acabou desistindo de se apresentar no festival.

“Quando o rapper desistiu do show no festival semanas antes dele acontecer, a empresa alegou que ele deveria pagar não apenas pelas colaborações anteriores, mas também pelos fornecedores que foram pagos antes de cancelar a apresentação no Coachella”. 

O rapper estava com vários projetos com a Phantom Labs. Ainda em 2021, West contratou a empresa para “executar um projeto de reforma” em um armazém que, posteriormente, seria transformado em um escritório. 

Além disso, o empresário também teria fechado negócio para que ela produzisse vários outros eventos do Sunday Service.

Todos esses projetos envolvendo a Phantom Labs não foram pagos por West, até o momento. Pelo menos é o que afirma a própria empresa, que espera até hoje por isso.

Uso ilegal de música

Kanye West está sofrendo uma série de processos, de pessoas e empresas diferentes. Além de ser acusado de calote, o rapper também está sendo acusado de usar samples de uma canção do músico Marshall Jefferson sem permissão.

A Ultra International Music Publishing LLC afirma que “Flowers”, do álbum de West “Donda 2”, inclui samples da música dance de 1986 de Jefferson, “Move Your Body”, por várias vezes, pelo menos umas 22.

“West defende os direitos dos artistas com uma mão, mas não tem vergonha de tirar os direitos de outro artista com a outra”, diz o processo.

Até o momento, os advogados de Kanye ainda não se pronunciaram em relação a este processo.