Desde o We Are The World, em 1985, juntar uma legião de artistas para apoiar uma causa é uma estratégia corriqueira e necessária no mundo da música. E foi isso que aconteceu em “Canção pra Amazônia”, composição de Nando Reis e Carlos Rennó que busca chamar atenção para o desmatamento da maior floresta do mundo.
Anúncios
De Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia até Vitão, Duda Beat, Iza e Gaby Amarantos, a iniciativa reuniu grandes nomes de várias gerações da música brasileira em prol da preservação da Amazônia.

A campanha conta com apoio de diversas entidades que lutam pela preservação ambiental, como o Greenpeace, a Articulação dos Povos Indígenas no Brasil (Apib), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – FASE Amazônia. No site oficial do projeto há um alerta:
O desfile de notícias ruins é desesperador e interminável: no primeiro semestre de 2021 os alertas de desmatamento apontaram para um aumento da devastação; o mês de junho registrou o maior número de focos de calor em 14 anos; e o registro de conflitos no campo em 2020 é o maior dos últimos 35 anos. Esse cenário, no entanto, não passa despercebido. É por isso que dois dos maiores artistas do nosso país – o cantor e compositor Nando Reis e o compositor-letrista Carlos Rennó – criaram a Canção pra Amazônia: um manifesto poético-musical em vídeo em defesa da maior floresta tropical do mundo.
A canção foi lançada no último domingo, 05 de setembro, e alerta para o que os cientistas chamam de ponto de não retorno, quando ela não conseguiria mais se regenerar. O projeto não tem fins lucrativos e todos os cantores participaram sem receber cachê. As gravações aconteceram entre fevereiro e agosto de 2021 e seguiu todos os protocolos necessários.
Anúncios
Participam da canção: Agnes Nunes, Anavitória, Arnaldo Antunes, Baco Exu do Blues, Caetano Veloso, Camila Pitanga, Céu, Chico César, Criolo, Daniela Mercury, Diogo Nogueira, Djuena Tikuna, Duda Beat, Elza Soares, Flor Gil, Gaby Amarantos, Gal Costa, Gilberto Gil, Iza, Majur, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Nando Reis, Péricles, Preta Gil, Rael, Rincon Sapiência, Samuel Rosa, Thaline Karajá, Vitão, Xande de Pilares.
Veja o videoclipe:
O que você achou? Siga @mixmebr no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
Quer saber tudo em primeira mão? Entre no canal do MixMe no Telegram e fique por dentro do mundo do entretenimento 24 horas por dia. Participe e compartilhe nossas notícias.
ENTRAR NO TELEGRAM DO MIXME
Anúncios
Marcelo Argôlo é jornalista e pesquisador musical. Autor do livro Pop Negro SSA: cenas musicais, cultura pop e negritude, atua no mercado de comunicação e jornalismo musical desde 2012. Nesse período, teve passagens por redações, agências e assessorias. Atualmente se dedica ao Mix Me e a projetos de produção de conteúdo sobre música pop e negritude.