João Guilherme Silva, filho de Faustão, lidera campanha por PL de doação de órgãos

joao-guilherme-silva-filho-de-faustao-lidera-campanha-por-pl-de-doacao-de-orgaos
João Guilherme Silva, filho de Faustão, lidera campanha por PL de doação de órgãos. (Foto: reprodução/internet)

Na terça-feira (12), João Guilherme Silva, filho do icônico apresentador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, chegou à capital brasileira, Brasília, com um propósito claro: pressionar deputados e senadores a apoiar o Projeto de Lei 1774/2023.

Este projeto tem como objetivo tornar todas as pessoas doadoras de órgãos por padrão, exceto aqueles indivíduos que expressamente manifestem seu desejo de não doar.

Após o recente transplante de coração realizado em seu pai, João Guilherme encontrou um novo sentido para a sua vida, assim como outros membros de sua família.

Numa entrevista ao programa Fofocalizando, do SBT, ele compartilhou seu compromisso com a causa:

“Acho que essa virou a missão de vida, não só dele, como da nossa família. Na hora que eu consultei ele, ele, com certeza, apoiou e ficou muito feliz.”

A importância da doação de órgãos

Antes dessa reviravolta na vida da família Silva, João Guilherme também teve sua vida tocada pela importância da doação de órgãos quando a filha de sua namorada passou por um transplante de coração aos 12 anos de idade.

Essa experiência mostrou que a necessidade de doação de órgãos não afeta apenas os mais velhos, mas também os jovens.

João Guilherme enfatizou: “É muito importante que as pessoas entendam que, a qualquer hora, pode acontecer com um amigo ou familiar.”

A missão em brasília

João Guilherme e sua família desembarcaram em Brasília com um objetivo claro: pressionar os legisladores a apoiar a doação de órgãos por padrão, seguindo o modelo de doação presumida.

Isso significa que todas as pessoas seriam consideradas doadoras de órgãos automaticamente, a menos que optassem explicitamente por não serem.

Em suas redes sociais, João Guilherme compartilhou sua determinação, afirmando:

“Acabamos de pousar em Brasília. Viemos por uma causa muito bacana, sobre a doação de órgãos.

Viemos aqui tentar mudar essa legislação, falar com os deputados, senadores, para ver se conseguimos mudar a legislação para a doação presumida.”

Ele explicou ainda que sob a doação presumida, “Ou seja, todo mundo é doador, até que a pessoa decida não querer ser mais e se pronunciar.

Vamos tentar mudar a história do Brasil e que todas as pessoas que estão na fila hoje consigam um órgão mais rápido.”

Faustão agradece e se recupera em casa

O comunicador Fausto Silva, conhecido como Faustão, que recentemente passou por um transplante de coração e recebeu alta do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, quebrou o silêncio para agradecer o apoio que recebeu.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele expressou sua gratidão aos fãs, médicos e à família do doador.

“Alô, galera. Já saí do hospital, estou em casa, agora iniciando uma nova fase. Mas antes, de novo, agradecimento eterno a cada um de vocês que rezaram, fizeram mensagens de solidariedade, de apoio.

Tudo isso me ajudou muito nessa luta pela vida”, disse Faustão, demonstrando sua profunda gratidão pela generosidade e solidariedade que o cercaram durante seu período de recuperação.