Internada em UTI, Dona Onete, a rainha do carimbó, tem quadro de saúde atualizado

Dona Onete, rainha do carimbó, está internada em UTI de hospital em Belém (PA) para tratar de uma infecção pulmonar. Nesta sexta-feira (11), a equipe da cantora de 83 anos comunicou que seu quadro de saúde é estável.

Dona Onete
Dona Onete está internada, com quadro estável, em UTI de Belém (PA). (Foto: Foto: Walda Marques/Divulgação).

“Dona Onete continua ativa, falante e até cantou para o time plantonista desta manhã. Em seu nome, agradecemos as mensagens carinhosas que recebemos nos últimos dias e toda a energia positiva. Sem dúvidas, essa torcida alegra o coração da nossa rainha”, disse o comunicado.

“Pedimos aos fãs que não se preocupem que traremos informações atualizadas sobre o quadro de saúde da Dona Onete diariamente. Continuem com os pensamentos positivos que ajudam, e muito, na sua recuperação”, tranquilizou a equipe da artista.

Dona Onete é natural da cidade de Cachoeira do Arari, no Pará, em 1938, e só foi revelada na música, depois dos 62 anos, na década de 2000, quando integrantes do grupo de rock Coletivo Rádio Cipó a ouviram cantar em um bar e a convidam para participar de shows.

No cinema, a paraense também trabahlou como atriz, interpretando uma cantadora de carimbó no filme Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios, estrelado por Camila Pitanga. Dona Onete também é uma das estrelas da série de espetáculos Terruá Pará”, promovidos pelo governo do estado, contando com nomes da música local.

O primeiro CD, Feitiço Caboclo, foi lançado em 2012 e produzido pelo músico Marco André. Atualmente, a rainha do carimbó segue compondo. Ao todo ela tem mais de 300 composições, entre boleros e outras no gênero carimbo chamegado. Dona Onete já a se apresentou em países como Portugal, França e Inglaterra.

Em 2016, a artista lançou seu segundo álbum com músicas inéditas, Banzeiro, e fez sua primeira turnê nos Estados Unidos, totalizando cinco shows, sendo o último deles em Nova Iorque com presença de David Byrne e Caetano Veloso.

A música “Boto Namorador” foi destaque na novela A Força do Querer (2016). Além disso, Dona Onete fez várias participações em programas da TV brasileira e no exterior, como especiais para rádios europeias (incluindo dois shows na BBC de Londres).Em 2017, seu disco Rebujo (2019) foi eleito um dos 25 melhores álbuns brasileiros do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte.