Influenciador do mundo fitness, Renato Cariani vira alvo da PF

renato-cariani
Renato Cariani vira alvo da PF. (Reprodução/Instagram)

O influenciador fitness Renato Cariani está sendo investigado pela Polícia Federal. Nesta terça-feira (12), equipes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão na indústria de químicos Anidrol, da qual Cariani é um dos sócios. A operação visa uma quadrilha criminosa que desviou substâncias químicas para fabricar entorpecentes.

Entenda a operação

A ação foi nomeada pela PF como Operação Hinsberg. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o Ministério Público de São Paulo (MPSP) e a Receita Federal também trabalham na iniciativa.

Ao todo, são mais de 70 policiais espalhados em diferentes estados do Brasil cumprindo os mandados de busca e apreensão. São Paulo, Paraná e Minas Gerais estão no mapa das 18 operações da PF.

Durante as apurações, descobriu-se que o plano envolvia não apenas a emissão ilegal de notas fiscais por companhias autorizadas a comercializar substâncias químicas na região de São Paulo, mas também a utilização de indivíduos fictícios para receber pagamentos em dinheiro vivo. Os ”laranjas” funcionariam como empregados de grandes corporações internacionais, que, sem saber, foram usadas como compradoras.

Quem é Renato Cariani?

O influenciador, de 37 anos, conquistou uma base sólida de seguidores produzindo conteúdo sobre vida fitness e academia. Além de possuir 7,3 milhões de seguidores no Instagram, Cariani também possui mais de 6 milhões de inscritos em seu canal do Youtube. Renato também é empresário e fisiculturista.

Sua influência permitiu que o criador de conteúdo pudesse entrar em contato com com pessoas de destaque. O lutador Anderson Silva, por exemplo, colaborou com o bodybuilder em uma série de vídeos sobre vida saudável. Além do lutador, o apresentador Danilo Gentili também tem figurado nos conteúdos do fisiculturista.

Durante as eleições do ano passado, Cariani ganhou destaque também pelo seu apoio aberto ao candidato Jair Bolsonaro, que na época estava disputando reeleição. O influenciador chegou a realizar uma live com o ex-presidente ao lado de outro criador de conteúdo do mundo fitnesse, o médico Paulo Muzy.

Confira: