Governo Lula terá nova linha de crédito para este grupo de pessoas

Governo Lula terá linha de crédito para exportadores rurais
Governo Lula terá linha de crédito para exportadores rurais (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Governo Lula terá nova linha de crédito para este grupo de pessoas

O governo Lula trará uma nova linha de crédito a partir de maio. Nessa modalidade, exportadores rurais vão ter acesso a uma linha de crédito em dólar para modernizar a produção. Com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os empréstimos contarão com juros fixos de 7,59% ao ano, mais a variação do câmbio.

Com o valor de US$ 1 bilhão disponível, a linha tem como objetivo promover o financiamento da compra de equipamentos pelo setor agropecuário. Entre os itens que poderão ser financiados, estão máquinas agrícolas, sistemas de irrigação, silos, estruturas de armazenagem e sistemas de energia solar. No entanto, terá um critério para ter acesso à linha de crédito: quem comete desmatamento ilegal não terá acesso.

Nova linha de crédito do governo Lula

O anúncio da criação da linha de crédito aconteceu nesta terça-feira (25). O responsável por trazer a informação foi o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. De acordo com Mercadante, haverá um lançamento oficial durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), que acontece entre os dias 01 e 05 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

“Os exportadores da agricultura que têm recebíveis [valores a receber] em dólar vão poder operar essa linha para a compra de máquinas, equipamentos, tratores, colhedeiras, instrumentos para irrigação, armazenagem”, explicou Mercadante. “A única coisa que não pode é ter desmatamento ilegal. Nós monitoramos as propriedades, e quem desmata ilegalmente não terá acesso à linha”, destacou.

O vice-presidente da República e presidente em exercício, Geraldo Alckmin, disse que a nova linha serve como uma opção de baixo risco para o agronegócio exportador. “Para aqueles que exportam agronegócio, a possibilidade de ter financiamento em dólar é muito mais barata. Tudo o que nós queremos é crédito mais barato para alavancar o crescimento, atrair investimento”, afirmou. Além do BNDES, também vão operar a linha de crédito instituições parceiras, como o Banco do Brasil, que é o principal fornecedor de crédito rural no país.

Juros baixos

O funcionamento da nova linha de crédito vai funcionar da seguinte maneira. O exportador contrairá uma dívida em reais corrigida pelo dólar. No entanto, quem vende para o exterior tem recebíveis na moeda norte-americana, o que reduz o risco de exposição a mudanças no câmbio porque os valores a receber também são indexados a divisas estrangeiras.

“Se ele [o exportador] perde em uma ponta, ganha na outra. Por exemplo, se o real se desvaloriza [e o dólar sobe], melhora a rentabilidade da exportação, mas encarece a dívida. Se o real se aprecia [e o dólar cai], é o inverso”, explicou Aloizio Mercadante.

A linha de crédito terá juros abaixo da Taxa de Longo Prazo (TLP). Formada por uma média das taxas de mercado de títulos públicos de longo prazo corrigida pela inflação, a TLP atualmente está em torno de 19% ao ano. De acordo com Mercadante, por causa da correção das prestações pela variação cambial, os juros efetivos poderão ser menores.

“[A taxa para a nova linha] cai de 19% para 7,5% ao ano. Mas, como o indexador é o câmbio e a empresa tem uma exportação em câmbio, na realidade cai de 19% para 3% ao ano. Acho que é das coisas mais criativas que podíamos fazer nesse cenário de juros elevadíssimo”, ressaltou o presidente do BNDES. Mercadante ainda disse que o governo Lula pretende estender o modelo para as indústrias e os serviços exportadores. As informações são da Agência Brasil.

Siga-nos nas nossas redes sociais e não perca nenhuma novidade em primeira mão!

Temos uma super novidade! Agora também lançamos um canal incrível no YouTube, recheado de entrevistas e bate-papos exclusivos para os nossos seguidores.

Clique aqui e aperte o botão " Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Quer ficar por dentro de tudo em primeira mão? Junte-se ao nosso canal do MixMe no WhatsApp e mergulhe no mundo do entretenimento 24 horas por dia! Participe e compartilhe as nossas notícias!